6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Procon de Beltrão quer começar a analisar qualidade do combustível vendido na cidade

Geral

Postos já realizam testes ao receber remessas de combustível.

Nesta semana, uma ação encabeçada pelo Ministério da Justiça com a participação de órgãos de defesa do consumidor e de controle de qualidade esteve nos postos de combustíveis em todo o País para verificar possíveis irregularidades. Em Francisco Beltrão, a Operação Petróleo Real foi realizada pelo Procon, com apoio da Polícia Civil, e visitou 22 postos.

Em 19 estabelecimentos, a operação encontrou alguma irregularidade. “A mais comum foi a falta de informação sobre a diferença de percentual do etanol e da gasolina, que ajuda o consumidor a definir qual o combustível é mais vantajoso no momento. Outra irregularidade comum foi a ausência de informação sobre a incidência de tributos nos combustíveis, que passou a vigorar este ano”, explica Helena do Couto, coordenadora do Procon de Beltrão.

A operação não chegou a analisar o combustível vendido nos postos. Isso porque esta análise precisa feita por técnicos do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou da ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás). Mas Helena comentou ontem, em coletiva com a imprensa local, que o Procon de Beltrão está buscando meios para começar a realizar estes testes. “Hoje não temos a capacitação técnica necessária para trabalhar com a análise do combustível e emitir laudo, mas estamos em conversas com a ANP para fazermos esta capacitação e passar a realizar essa avaliação em Beltrão”, disse.

- Publicidade -

Boa parte dos postos de combustíveis já realiza testes na gasolina, etanol e diesel. O controle é feito para garantir a qualidade do produto comprado das distribuidoras e, em muitos postos, está à disposição do cliente na hora de abastecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques