20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Produção de cerveja cai 10% no 2º trimestre

No mês passado a redução foi de 7,22%.

 

Cerveja, uma das bebidas preferidas dos brasileiros.

 

A produção brasileira de cerveja recuou 7,22% em junho na comparação com igual mês do ano passado, segundo dados preliminares do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. No mês, foram produzidos 973,8 milhões de litros ante 1,049 bilhão de litros em junho de 2014.
Trata-se do quinto mês consecutivo de queda na produção na comparação anual. No ano passado, a produção cresceu durante o primeiro semestre impulsionada pela realização da Copa do Mundo no Brasil. Agora, além do patamar de comparação forte de 2014, pesa sobre os resultados o cenário de enfraquecimento do consumo das famílias.
Apenas no segundo trimestre deste ano, o recuo é de 10,17% ante os mesmos meses do ano passado, segundo os dados do Sicobe. De abril a junho, a produção atingiu 2,895 bilhões de litros Já no acumulado do primeiro semestre, a queda chega a 6,78% ante igual período de 2014. Entre janeiro e junho, foram produzidos 6,475 bilhões de litros.

- Publicidade -

Refrigerantes
A fabricação de refrigerantes também sofre queda. Em junho, a produção atingiu 1,030 bilhão de litros, recuo de 3,08% ante o mesmo mês de 2014.
Entre abril e junho, a produção de refrigerantes somou 3,292 bilhões de litros, queda de 6,13%. Já no acumulado do primeiro semestre, a queda foi de 5,71%, atingindo 7,098 bilhões de litros.

Efeitos benéficos
Cientistas europeus destacaram no ano passado, “os efeitos benéficos para a saúde do consumo moderado de cerveja”, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da “barriga de cerveja”.
O VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelasem 2014, reuniu cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países, entre eles Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido.
Pesquisadores espanhóis do Hospital Clínic de Barcelona, da Universidade de Barcelona, ressaltaram os possíveis benefícios da cerveja, com e sem álcool, na saúde cardiovascular, obesidade, nutrição e prevenção do envelhecimento celular.
“O consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral”, afirmou o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona.

 

Queda registrada também na região

Na região Sudoeste do Paraná também houve uma retração nas vendas. Claudimar “Kiko” Damiani, da Damiani Distribuidora de Bebidas, de Francisco Beltrão, confirma que houve uma retração nas vendas de bebidas em maio e junho. 
Em maio a queda foi de 21% em relação a maio de 2014. No mês de junho – os números estão sendo fechados -, a empresa registrou queda de aproximadamente 16% em comparação com junho do ano passado.
Kiko Damiani tem duas explicações para a redução nos negócios. Em maio choveu bastante nos fins de semana – há várias festas comunitárias nos domingos e vendas maiores nos mercados. O empresário lembra que houve aumentos na luz e impostos e produtos. A consequência, na opinião de Kiko, é que o poder de compra do povo está diminuído.
Kiko diz que tem conversado com empresários de vários segmentos que também constataram menores vendas. “Com quem a gente conversa, em qualquer ramo, o pessoal fala que diminuíram as vendas”, sublinha. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques