Geral
.jpg)
As empresas do setor de turismo do Paraná – gastronomia, hotelaria e turismo -, que estão passando por dificuldades e retração nos negócios devido à pandemia do novo coronavírus, ganharam uma nova alternativa de faturamento com o Programa Paraná Pay, vinculado ao Programa Nota Paraná. Ontem, num encontro na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), os secretários municipais Alexandre Pécoits (Planejamento) e Liliana Paula de Andrade (Desenvolvimento Econômico) e a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Janaína Melati, explicaram como funcionam os programas de estímulo ao setor e reforçaram a necessidade de que os empresários façam o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para se beneficiar dos créditos do Paraná Pay.
Alexandre Pécoits reforçou que “é preciso destacar Beltrão pelo que ele merece, que é o turismo de eventos e de cultura, isso [antes da pandemia] gerava uma movimentação intensa na cidade”. Liliana Paula de Andrade comentou que “na verdade estes dois programas são, o Cadastur principalmente, um start inicial pra fomentar esse setor que ficou tão parado nestes últimos um ano e meio”.
Ela salientou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico “está retomando este trabalho, até porque junto ao Ministério do Turismo nós precisamos renovar esse cadastro e essa adesão ao Cadastur [pelas empresas] soma muitos pontos para o município. É um start inicial, é uma iniciativa primordial pra que a gente aumente os nossos números e a nossa visibilidade perante os governos federal e estadual”.
Nova categorização
Janaína Melati, do Departamento Municipal de Turismo, comentou que “o enfoque principal do Cadastur [na reunião] é fazer o cadastramento das empresas de turismo. A gente está fazendo esse trabalho em Francisco Beltrão porque em 2021 nós vamos ter a categorização, novamente, dos munícipios [pelo Ministério do Turismo] e nós precisamos ter essas empresas ativas perante o Ministério do Turismo”. Os números de 2019, do Ministério do Turismo, estão subestimados em termos de faturamento, empregos e número de empresas.
A novidade
Para as empresas do setor, a novidade é que o Nota Paraná já está possibilitando que os consumidores usem os créditos conseguidos com a emissão de notas fiscais nas compras com o Paraná Pay, voltado ao setor de turismo.Até o ano passado as pessoas só podiam usar os créditos para abater no IPVA ou creditar os valores acumulados em conta corrente. Janaína explicou que “agora tem a possibilidade de estar transferindo para o Paraná Pay. O que é o Parana Pay? Um fomento pra dar um apoio pro setor de turismo que foi tão defasado com a pandemia. Pra conseguir colocar um pouco mais de valores empenhados em turismo, que pode ser em hotelaria e gastronomia”
Para gastar estes créditos nesta nova modalidade, a pessoa que deve ter o cadastro no Nota Paraná e dar um aceite de participação também do Paraná Pay.As pessoas cadastradas vão participar tanto dos sorteios mensais do Nota Paraná e quanto do Paraná Pay. Mas o consumidor cadastrado terá de gastar seus créditos numa empresa que esteja cadastrada no Cadastur/Paraná Pay. “Por isso que é importante que das pessoas que trabalham com turismo no município se cadastrarem também no Paraná Pay. Daí tem essa possiblidade”, reforçou Janaína. A expectativa do Departamento de Turismo e da administração municipal é que haja uma boa adesão de empresas nestes programas.
Iniciativa importante
Elto Maronezzi, da Churrascaria Marabá e do Marabá Centro de Eventos, foi um dos participantes da reunião. “Acho bastante interessante [a reunião] porque nós, que vivemos da gastronomia e também com o centro de ventos, fazendo eventos como shows e turísticos, quanto mais pessoas da região tiver no nosso município, não só na minha empresa, mas todo o município vão ganhar. As pessoas que estão viajando a turismo, teoricamente, elas têm um poder aquisitivo maior e vão gastar um pouco mais, com certeza.”