16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Projeto que altera CLT deixa empresários pessimistas

Projeto que altera CLT deixa empresários pessimistas

O projeto de lei da reforma da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) deverá enfrentar muitas resistências no Congresso Nacional. Esta foi a impressão dos líderes empresariais que participaram do Congresso Brasileiro de Associações Comerciais, de 21 a 23 de julho, em Curitiba.
O presidente da Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão), Alexandre Pécoits, fez um relato aos diretores da entidade e outras autoridades sobre o congresso, na reunião semanal da Acefb de terça-feira. Alexandre disse que haverá ??fortes resistências?? às propostas de redução das obrigações sociais e trabalhistas e previdenciárias que tramitam no Congresso Nacional.
O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, fez uma exposição do projeto de reforma trabalhista aos participantes do congresso, mas não deixou muitas esperanças de alterações na lei que está em vigor. “Não vi grandes esperanças na reforma trabalhista; nenhuma esperança de desonerar a folha de pagamento”, disse o presidente da Acefb.

Dados alarmantes
Segundo Alexandre, o Brasil tem 86 milhões de pessoas economicamente ativas e apenas 33 milhões formalmente com carteira assinada. Estariam à parte ? no mercado informal ? cerca de 44 milhões de trabalhadores e cerca de nove milhões estariam desempregados.
Para o presidente da Acefb, os números do mercado informal são ??alarmantes?? e se houver alterações na legislação estes trabalhadores poderão ser absorvidos pelas empresas. Alexandre entende ser necessário uma mobilização com as lideranças de classe visando discutir mais este assunto.

Micro e pequenas
Ele relatou sobre a palestra do deputado Augusto Nardes (PP-RS), coordenador da Frente Parlamentar da Pequena Empresa. O parlamentar disse que a média anual de crescimento econômico do Brasil entre 1963 e 1984 foi de 6,8% e de 1984 a 2003 de 1,3%. A palestra relatou pontos do projeto de lei de enquadramento das micro e pequenas empresas.
Alexandre considerou importante as associações de classe convocarem os deputados federais para garantir a aprovação do projeto de lei. A intenção é trazer os representantes do Sebrae para participar de um ??Tá na Mesa?? e expor o projeto das micro e pequenas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques