Segundo a Secretaria de Estado de Educação, 34 mil professores estavam inscritos para as provas do PSS neste fim de semana.

Mesmo com muita polêmica e não aprovação da APP-Sindicato, e até recomendação do Ministério Público do Paraná para suspender o processo, foi realizada domingo, 9, no Paraná a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Na microrregião de Pato Branco, foram 1.014 candidatos disputando 380 vagas. No Estado, segundo a Seed, mais de 34,3 mil candidatos fizeram a prova em 30 cidades. Os professores realizaram o teste seletivo em cinco colégios estaduais.
De acordo com o professor Eliseu Bertelli, coordenador do certame em Pato Branco, dos 1.014 candidatos inscritos, a abstenção manteve-se no mesmo patamar do Estado, em torno de 12%.
A prova foi questionada principalmente por duas razões: o momento de pandemia e o custo para sua realização, cerca de R$ 4 milhões para os cofres públicos, com validade de apenas um ano. Os gabaritos já foram disponibilizados para os candidatos e o resultado final deverá ser divulgado nos próximos dias.
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, professora Iara Mezomo, não houve incidente durante as provas e todos os protocolos de saúde em relação à Covid-19 foram rigorosamente cumpridos.
[relacionadas]