5.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Edição 8.224

12/06/2025

PSF comemora primeiros resultados na microrregião

PSF comemora primeiros resultados na microrregião

O PSF (Programa Saúde da Família) foi implantado em todo o Brasil há dez anos e na região já completa quatro. Esse novo modelo de atendimento médico surgiu para substituir o padrão utilizado pela saúde pública, que buscava apenas realizar a assistência curativa no sistema hospitalar. O PSF tem como objetivo atuar na prevenção de doenças e na promoção e recuperação da saúde e qualidade de vida, a partir da moradia da população.
O atendimento se baseia no conhecimento das condições de risco à saúde da comunidade. As equipes não se limitam apenas a atender um indivíduo com um problema de saúde. Elas avaliam as condições em que ele, a família e a comunidade vivem. Se um paciente sofre de asma, os agentes vão verificar se o problema não pode estar sendo causado por alguma indústria instalada na região, ou se na casa dele há poeira ou um fogão de lenha que espalha a fumaça e prejudica sua saúde.
Dez anos após sua criação, há quase 20 mil equipes, que atendem cerca de 63,5 milhões de brasileiros. Cada equipe do programa é formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde.  Essa equipe atende, em média, a 3,5 mil pessoas.
Todos os 27 município da 8ª Regional Estadual de Saúde, de Francisco Beltrão, têm equipes de PSF. Ao todo são 63 equipes e aproximadamente 560 agentes comunitários de saúde. Em todo o Sudoeste e Oeste do Estado, a 8ª Regional é a que tem maior número de equipes. Os primeiros municípios a disponibilizar o PSF na região começaram seus trabalhos em 1997. Em Beltrão, cinco equipes foram montadas em 2000 e são mantidas até hoje.


Surgimento e resultados
O PSF foi um desenvolvimento do programa de agentes comunitários de saúde. Atualmente os agentes fazem parte do programa, como uma ponte entre a população e o sistema de saúde. O agente visita regularmente as famílias da área em que atua, reúne informações sobre essas pessoas e dá orientações sobre os cuidados com a saúde. Com essas informações fica muito mais fácil para a equipe médica traçar estratégias de assistência.
Assim, reduzem-se os atendimentos hospitalares, como o de pessoas que iam direto à emergência, exames desnecessários e o consumo indevido de medicamentos. Entre as conquistas associadas à atuação das equipes de saúde da família, estão a queda da mortalidade infantil, a redução do número de mortes em decorrência de complicações no parto e os elevados índices de coberturas vacinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques