Quem responde são algumas maquiadoras de destaque de Beltrão, a partir do que vivenciam em seu dia a dia.
Acertar a cor da base, agradar a cliente, fazer o olho, enfim, são vários os desafios para chegar à uma maquiagem bem-sucedida. A resposta é bem pessoal, pois depende da realidade de cada maquiador. Para identificar quais as principais dificuldades na hora de maquiar, a reportagem do JdeB ouviu algumas maquiadoras de destaque: Dircéia C. Schnobli Braun, Francieli Baldissarelli de Sousa, Mayara Modanese e Lê Toniazzi Ferrari, que atualmente mora em Nova York.

que maquia Fernanda Perondi Borghesan.
Fotos: Arquivo pessoal
“Como costumo dizer nos cursos, “por trás do glamour” deste mundo encantador, existem as dificuldades, como em toda profissão. Entender o traçado do rosto, o perfil do cliente, o local e a ocasião a que se destina a maquiagem e os desejos pessoais exige preparação extra e sensibilidade na hora de maquiar. Outra questão é saber que principalmente sábados e feriados são os nossos dias úteis, o que nem todo profissional gosta de “sacrificar”. Além de horários estendidos, fazendo com que o maquiador geralmente seja o último a chegar nos eventos. Já fiz maquiagem no domingo ao meio dia, às 6 da manhã, às 23 horas. É opcional, mas precisamos estar dispostos a isso se queremos crescer neste mercado. Também é imprescindível trabalhar com produtos de qualidade e originais, que garantirão a segurança do cliente e um melhor resultado, sem contar a variedade necessária para atender todas as demandas. Em geral, a permanência na mesma posição por horas é um dos maiores esforços. Uma agenda lotada é digna de comemoração, mas no final do cumprimento dela, o corpo realmente reclama. Maquiar traz tanta alegria que as dificuldades realmente desaparecem. Com respeito e harmonia, todos os esforços são recompensados”, Dircéia C. Schnobli Braun, que maquia Fernanda Perondi Borghesan.

que maquia Maressa Moraes Sales Vieira.
“O grande desafio de maquiar é realizar o desejo das minhas clientes. São elas que fazem meu trabalho seguir em frente, isso exige muita dedicação e cuidado com os detalhes para que o resultado seja perfeito, independentemente se a maquiagem é social ou artística. Até porque nem tudo o que está na moda pode ser usado em qualquer cliente, por exemplo o batom matte, que está em alta, mas não fica bem em lábios muito secos, porque ficará com um aspecto ainda mais ressecado. Costumo selecionar a textura da base ideal para cada tipo de pele, como no caso de peles maduras, o que garante um bom resultado, evitando aquele aspecto de “massa corrida”, como as clientes costumam falar. Maquiar pele madura é um diferencial de muitos maquiadores, no meu caso uma realização pessoal por gostar muito desse público, tanto que vou continuar me especializando e adquirindo os melhores produtos do mercado”, Francieli Baldissarelli de Sousa, que maquia Maressa Moraes Sales Vieira.

Na verdade, Leandra, eu acho que não existe grandes dificuldades para se maquiar uma cliente, sabe porque falo isso? Porque quando a maquiadora conhece sobre visagismo tudo fica mais fácil. No primeiro contato, você observa o formato e a estruturação do rosto da sua cliente, sabendo disso, já é meio caminho andado para o maquiador, pois a estrutura do seu rosto vai me falar se posso usar determinadas cores ou não. E a partir daí você começa a maquiar de acordo com a solicitação da cliente. O que me preocupa um pouco são as clientes que não entendem de maquiagem e falam sempre a mesma frase. Por favor, querida, eu preciso que você faça uma maquiagem à prova d’água, porque eu vou chorar muito. Aí eu respondo: ‘Sim, claro, minha maquiagem é toda à prova d’água, mas não à prova de lágrimas. (risos) Aí elas sempre me dão razão, pois nenhuma marca de cosméticos lançou ainda maquiagem à prova de lágrimas”, Lê Toniazzi Ferrari, que reside em Nova York.

“Para mim, o que é mais difícil na maquiagem é alcançar a expectativa da cliente. Cada uma que senta em minha poltrona fala das suas preferências, e eu procuro ao máximo realizar o que pediu. No final, a ansiedade é de ambas as partes, a da cliente em ver e a minha em saber se superei o que ela queria”, Mayara Modanese.