6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ratinho Júnior participa de feira internacional

Ele pretende finalizar uma parceria com Portugal e aproveitar a experiência portuguesa na gestão dos resíduos sólidos nas cidades do Paraná.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, participou, em Portugal, da Benchmarking Internacional, uma das mais importantes feiras de resíduos sólidos. No Porto, Ratinho Júnior visitou a Central de Valorização Energética e Aterro Sanitário e em seguida, conheceu a Central de Valorização Orgânica e Unidade de Triagem Mecanizada, de Coleta Seletiva. “O Governo do Paraná, em um trabalho conjunto entre secretarias e órgãos afins já prepara um plano estadual para resíduos sólidos”, adiantou.
Ratinho pretende finalizar uma parceria com Portugal e aproveitar a experiência portuguesa na gestão dos resíduos sólidos nas cidades do Paraná. “Em pouco dias, estaremos anunciando através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Sanepar e Secretaria do Meio Ambiente uma parceria pra acabar com os lixões no Paraná. Isso é um projeto muito importante para o meio ambiente e que traz sustentabilidade também na gestão do resíduo sólido ao estado inteiro”, sinaliza Ratinho Junior.
Se tudo correr bem, segundo Ratinho Júnior, é possível que um novo modelo de serviço público sustentável, mais moderno e limpo, seja apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB) e iniciado no Paraná até 2018. Esta visita a Portugal é importante pelas semelhanças entre o Paraná e este País. “Assim, como em Portugal, o Paraná também tem espaços físicos para a implantação de um novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, destacou.
E em Marcovil, Ratinho conheceu a Metal Mecânica, fabricante de equipamentos de triagem e reciclagem. Ainda, visita o Interecycline. Trata-se de um dos maiores recicladores resíduos elétricos eletrônicos da Europa e empresa pioneira em Portugal. 
No Paraná, o novo modelo de solução sustentável para a destinação de resíduos sólidos urbanos está sendo desenvolvido por técnicos Sedu, Secretaria do Meio Ambiente, Sanepar e IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques