Geral
Numa modalidade pioneira na região, no sistema de reaproveitamento de material fresado para a confecção de asfalto.
Através de doação do DER, o município de Realeza recebeu um material que é retirado das rodovias que serão recapeadas, fazendo todo o processo de produção de pedra, mistura na lama asfáltica, e o resultado é o asfalto propriamente dito.
Esse formato gera uma economia considerável aos cofres públicos. Cerca de um terço do valor que seria gasto na construção de um asfalto normal foi investido neste novo sistema, que fica mais barato, inclusive do que calçamento.
Nilso Chiapetti, técnico de estradas, e os engenheiros do DER Lucas Vivian e Hemanuel Augusto estiveram presentes na inauguração e destacaram que o DER está orientando outras prefeituras para pegar o exemplo de Realeza, pelos benefícios, reaproveitamento de material e principalmente economia.
A obra foi realizada no Bairro Cazaca, em duas quadras na Rua Chile e duas na Av. Getúlio Vargas, e faz parte de um experimento que deu certo, pois foi a primeira vez que a malha asfáltica foi colocada diretamente numa estrada de chão de terra.
Importante destacar também que a obra faz parte de um cronograma de ações que estão sendo executadas desde o início da nova administração, e outras ruas serão contempladas, assim que chegar mais material.
“Desta forma, pedimos a compreensão da população dos demais bairros, para que tenham paciência e empatia e aguardem os setores desenvolverem seu trabalho com planejamento e organização”, disse o prefeito Paulo Casaril Bateria (Cidadania).