23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Relaxamento e concentração são aliados na hora de fazer as provas do Enem

Como controlar o nervosismo?

Relaxamento e concentração são aliados na hora de fazer as provas do Enem. Como controlar o nervosismo? A estudante Milena Aparecida Kammer recorre à meditação.

A beltronense Milena Aparecida Kammer, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, fará o Enem pela primeira vez neste domingo. Ela diz estar tranquila, porque não tem a obrigatoriedade de passar, mas também está um pouco ansiosa, para ver se terá tempo de responder todas as questões e, principalmente, de fazer a redação. Nas horas vagas, ela gosta de ler e tocar instrumentos. “Isso faz eu me sentir melhor, mas prefiro meditação. Comecei há dois anos com meditação guiada, mas agora faço sozinha. Desenvolvi mais na quarentena.”

Keli Folquini, psicopedagoga e terapeuta, destaca que nervosismo, angústia, culpa e pensamentos como “eu não estudei o suficiente” são comuns quando a data das provas se aproxima. “O importante agora é lembrar que todos estão na mesma situação, tudo que você tinha que fazer já fez e que o nervosismo não é nada favorável para um desempenho satisfatório. Minha sugestão é acolher todas essas sensações e trabalhar o mental, respire fundo e diga pra você mesmo ‘está tudo bem me sentir assim, mas dessa vez não permito que a ansiedade controle meus pensamentos e as reações do meu corpo físico’.”

 

- Publicidade -
Keli Folquini, psicopedagoga e terapeuta.

Como compensar as emoções?
Segundo Keli, tendo momentos com tempo de qualidade; relaxe um pouco; saia da sensação de luta; escolha algo que você gosta e faça; lembre que a vida não precisa ser tão pesada assim. “Tem momentos que por algum motivo precisamos chegar por último, mas sabemos que fizemos o nosso melhor, respire algumas vezes prestando atenção no ar que entra e sai, sinta seu corpo oxigenar, com isso a noradrenalina irá baixar, reduzindo o estresse, permitindo que o corpo libere mais hormônios do bem.”

Keli sugere ainda atitudes válidas para todos os momentos da vida: Alimentar bem o corpo físico; tomar mais água; fazer alguma atividade física; dar o descanso que o corpo precisa; e respirar fundo. “Fique com você mesmo e medite se puder, é importante você se conhecer melhor; cuide melhor da sua espiritualidade; sorria mais; e seja grato.”

Para quem tem dificuldades de concentração, Keli ressalta que é importante lembrar que a função da nossa mente é gerar inúmeros pensamentos. “Então pare de brigar com eles, utilize a respiração consciente para se manter no momento presente, a respiração é uma técnica rápida, prática e uma âncora importante para concentração e foco.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques