19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Revista Gente do Sul mostra como região despontou na produção de peixes

A piscicultura em larga escala contribuiu para quadriplicar a produção de tilápias em quatro anos.

Publicação começa a circular nesta semana, com conteúdo variado sobre o agronegócio regional.

Entre 2015 e 2019, a criação de tilápias nos municípios da microrregião de Francisco Beltrão quadruplicou e o valor da produção chegou a R$ 21 milhões. Este é um dado que exemplifica bem como a piscicultura vem se desenvolvendo nos últimos anos no Sudoeste — uma região até então sem tradição na criação de peixes, mas que está se destacando no Estado. Boa parte deste crescimento da produção se deve à implantação de grandes empreendimentos no Rio Iguaçu: os peixes são criados em tanques-redes, com estrutura para alimentação, embarque, sangria e são menos vulneráveis às baixas temperaturas devido ao grande volume de água. São as chamadas fazendas aquáticas. 

A Revista Gente do Sul – edição Agronegócio que começa a circular nesta semana – mostra a estrutura e o cotidiano de uma destas propriedades em Boa Esperança do Iguaçu, onde estão alojadas cerca 1,5 milhão de tilápias. Parte dessa produção fica na região, mas a grande maioria vai para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O desenvolvimento da piscicultura na região é o tema central da revista, que será entregue inicialmente aos seus anunciantes e aos assinantes do Jornal de Beltrão; depois, em pontos estratégicos da região.

A publicação mostrar ainda os desafios de quem é pequeno produtor neste ramo, o destaque nacional que Francisco Beltrão vem ganhando na criação de alevinos, a mobilização pela construção de um frigorífico regional e como pratos à base de peixe produzidos aqui estão incrementando o cardápio de escolas da rede pública. Diversificada, esta edição da Gente do Sul não se limita a mostrar o desenvolvimento da piscicultura, aborda também a importância de poços artesianos para enfrentar tempos de estiagem, como a valorização da soja fez crescer a área plantada, os prejuízos na cultura do milho, a atuação de cooperativas e a produção regional de queijos —  de pequenos produtores ou grandes indústrias. A revista conta boas histórias de produtores que preservam a propriedade e a natureza, as lições do técnico que produziu uva três vezes no ano e os agricultores que ainda utilizam ferramentas e técnicas rudimentares no campo. 

- Publicidade -

Visibilidade com credibilidade
Todo esse conteúdo de qualidade e a visibilidade regional da revista Gente do Sul atraíram anunciantes de diferentes segmentos do agronegócio para a publicação. “A Revista tem credibilidade porque gera resultados para quem anuncia”, ressalta Marcos Kuchinski, diretor comercial da Editora Jornal de Beltrão S/A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques