“Parece besteira, mas realmente mudou minha vida”, diz Alana Foppa, de 23 anos.

de fazer uma maquiagem e sair por aí”, comenta Alana Foppa, que fez o procedimento em março.
Fotos: Arquivo pessoal
A resposta é não. “Não é possível. Cada paciente possui um formato de nariz diferente. O que ocorre é que muitas mulheres desejam um nariz bonito, masna verdade se deve avaliar o nariz em conjunto com o rosto, com o objetivo de harmonia facial”, comenta dr. Guilherme Moreira.
Alana Foppa, engenheira civil que reside em Cascavel, respeitou a anatomia de seu nariz e ficou satisfeita com o resultado, tanto que optou por deixar as fotos antigas no Facebook, até porque a diferença não é tão marcante assim. Ela tem 23 anos e operou em março de 2017. “Parece besteira, mas realmente mudou minha vida!” Confira a entrevista.
JdeB – Por que você optou pela rinoplastia?
Alana Foppa – Desde pequena meu nariz era um incômodo pra mim. Parece besteira, mas eu evitava mostrar meu perfil para as pessoas e minha autoconfiança era péssima. Quando me formei na faculdade, decidi que estava na hora de mudar algo que me incomodava tanto. Comecei a busca por um profissional capacitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Depois de muitas indicações de pessoas próximas, escolhi meu cirurgião, que foi maravilhoso desde a primeira consulta, me tranquilizando e me passando o máximo de segurança possível. Isso fez toda a diferença, já que eu estava entregando minha vida a ele. Com o apoio das pessoas que mais amo, passei por cima do medo e fiz a cirurgia. Foi a melhor decisão da minha vida. O ótimo resultado que tenho hoje só foi possível graças ao cirurgião competente e responsável.
O que mudou na sua vida?
Mudou tudo! Hoje sou muito mais feliz, confiante, sinto mais vontade de me cuidar, de fazer uma maquiagem e sair por aí. A autoestima está lá em cima e me sinto preparada para abraçar o mundo, coisa que antes não sentia. Antes da cirurgia, quando ouvia sobre cirurgias plásticas, meu pensamento era como o de muitas pessoas: é uma frescura. Pra que passar por um procedimento cirúrgico sério, anestesia geral, pra mudar algo que não precisa ser mudado? Mas, depois que operei, senti que a mudança é muito mais interior do que estética; a gente se sente diferente e realmente a vida muda.
Como foi a recuperação?
A recuperação foi muito tranquila. Assim que a cirurgia terminou, quando acordei ainda no centro cirúrgico, já estava respirando normalmente. Depois de algumas horas, devido ao inchaço, fiquei sem respirar pelo nariz durante uns três dias. Durante a primeira noite, ele sangrou bastante. Nos quatro primeiros dias fiquei com o rosto muito inchado e abaixo dos olhos com hematomas devido à quebra do nariz. O maior incômodo nesta fase foi realizar a limpeza diária na parte interna do nariz e a retirada do curativo e dos pontos. A partir da segunda semana, com a retirada do segundo curativo, a vida já seguiu normalmente, apesar da sensibilidade enorme na ponta do nariz, causada pelo enxerto de cartilagem, que inclusive ainda sinto, mas estou perdendo aos poucos. No geral, rinoplastia é uma cirurgia que não traz dor.
Mitos e verdades sobre a cirurgia de correção do nariz
Os cirurgiões plásticos Guilherme Moreira e Fernando Dalcumune esclarecem questões sobre as verdades da rinoplastia, que não é uma cirurgia exclusivamente estética. Este, por exemplo, é um dos mitos.
Existe o “nariz ideal”? O paciente escolhe o formato do nariz que deseja ter? Após quanto tempo após a cirurgia é possível ver o resultado final? Quando é necessária uma nova intervenção, a chamada rinoplastia secundária? Confira na próxima edição de Moda & Sociedade.

até porque a diferença não é tão marcante assim.