Época favorece a diminuição da imunidade, o que predispõe a tosse, coriza e dificuldade para respirar, além de ocasionar a congestão do nariz.
O outono e o inverno são as duas estações que combinam frio, baixa umidade do ar e concentração de poluentes, criando um ambiente propício para a ocorrência de várias doenças, em especial as respiratórias. A época também favorece a diminuição da imunidade, o que predispõe a tosse, coriza e dificuldade para respirar, além de ocasionar a congestão do nariz e dos seios da face. Ainda é comum que as pessoas se protejam do frio permanecendo em locais fechados, o que cria condições que facilitam a proliferação do vírus da gripe.
Porém, algumas medidas simples podem ajudar a prevenir essas enfermidades. O ideal é manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e principalmente antioxidantes, pois agem diretamente sobre o sistema imunológico. No frio, por exemplo, pode ocorrer uma queda no sistema imune porque, entre outras causas, o muco das vias nasais fica mais espesso facilitando a entrada dos agentes responsáveis pelas infecções.
A alimentação deve ser balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas também são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como laranja e acerola, pois ajudam a minimizar os efeitos de gripes e resfriados. Outro ponto importante é manter a hidratação do corpo, sendo recomendado ingerir cerca de dois litros de água por dia.
Outras atitudes podem prevenir os desconfortos típicos dessa época do ano
. Evitar aglomeração e locais fechados;
. Limpar os olhos e narinas com soro fisiológico;
. Lavar as mãos constantemente;
. Retirar o pó da mobília;
. Manter as roupas de cama sempre limpas.