Geral

O prefeito Volmar Duarte e a veterinária Margarete B. Carbonera, representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Salgado Filho, receberam uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IDR, escritório regional de Francisco Beltrão, para discutir a adesão ao programa estadual de revitalização da vitivinicultura.
[relacionadas]
Os agrônomos Carlos Alberto Wust da Silva, gerente regional do IDR-PR, Ericson Marx, coordenador regional, e Névio Mazzochim participaram do encontro com o prefeito. Até agora, seis municípios já sinalizaram que vão aderir ao programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e IDR-PR.
No contato com o prefeito Volmar Duarte, os agrônomos do Instituto de Desenvolvimento Rural explicaram o funcionamento do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense. A administração municipal de Salgado Filho fará a adesão ao programa nas próximas semanas.
Com o programa, pretende-se melhorar as condições de produção e comercialização dos produtos, de forma que o agricultor possa ter mais segurança desde o plantio até a comercialização. Objetiva-se também a formação de novos parreirais e a extensão dos plantios existentes, através de incentivos aos produtores de uva.
Numa próxima oportunidade, as informações sobre o programa serão explanadas aos agricultores. O programa prevê o repasse de recursos financeiros para os municípios que assinarem os termos de adesão.
Em Salgado Filho, o cultivo de parreiras e a fabricação de vinhos coloniais começou na década de 1980. Até agora, seis prefeituras da região de Francisco Beltrão já sinalizaram positivamente para a assinatura do convênio. São municípios onde a viticultura já é tradição.