
atraso, a Sanepar disponibiliza esta informação
no site www.sanepar.com.br.
A Sanepar recomenda aos proprietários de imóveis no litoral paranaense que, antes de iniciar a temporada de verão, verifiquem se há débitos pendentes e eventual suspensão no fornecimento de água. Para saber se as contas estão em dia ou não, basta ligar para o 0800 200 0115 e informar o número da matrícula ou o endereço completo.
Muitas pessoas deixam para pagar as contas em atraso quando chegam no litoral, o que gera filas no atendimento e aumenta significativamente o número de religações de água a ser executadas em curto período. O tempo padrão para religar a água do cliente é de 24 horas. Para evitar transtornos, nos dias de maior pico, a Sanepar amplia o total de equipes em campo para executar as religações solicitadas no menor prazo possível.
As contas vencidas podem ser pagas em qualquer cidade do Brasil. Nas centrais de relacionamento da Sanepar é possível solicitar a segunda via da conta. Nas centrais de relacionamento de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, o cliente pode verificar os débitos e emitir a segunda via, utilizando o totem de autoatendimento, equipamento que funciona em parceria com o Detran.
Após o pagamento, é necessário pedir a religação da água. Para evitar esquecimento, extravio da conta e aborrecimentos, a Sanepar recomenda que seja autorizado o débito automático da conta de água.
Para facilitar a consulta de débitos e o pagamento de contas em atraso, a Sanepar disponibiliza esta informação no site www.sanepar.com.br . No ícone Serviços Online (no topo da página), dentro do menu Acesso Rápido, basta escolher a opção “Documento para pagamento” e informar a matrícula para emitir o documento.
Horários
Durante o período de temporada, a partir do dia 22 de dezembro, as centrais de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba atenderão das 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço. Nos sábados, 20 e 27 de dezembro e 3 de janeiro, o atendimento aos clientes nestas centrais será das 8h30 às 13h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o atendimento será das 8h30 às 12h. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, não haverá atendimento. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os clientes serão atendidos das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Morretes e Guaraqueçaba também têm centrais de relacionamento. Em Morretes, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Em Guaraqueçaba, a central atende ao público às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h.
Para mais informações sobre débito automático e pagamento da conta, acesse www.sanepar.com.br. Abra a aba Clientes e veja onde pagar sua conta. Você encontrará a lista dos bancos credenciados e também dos agentes arrecadadores da sua cidade.
Limpar caixa-d’água deve ser a primeira providência, orienta Sanepar
A limpeza da caixa-d’água deve ser a primeira providência a ser tomada para quem vai passar a temporada de férias e de festas de fim de ano na praia. A recomendação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se estende aos proprietários e imobiliárias que alugam imóveis. Os imóveis que não possuem caixa-d’água – cerca de 27%, de acordo com pesquisa realizada no início de 2014 – devem providenciar a instalação conforme determina a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O reservatório domiciliar deve ter capacidade para garantir o consumo por, no mínimo, 24 horas. No Litoral do Paraná, durante o verão, o consumo médio de água por pessoa, por dia, é superior a 200 litros. Para dimensionar o tamanho da caixa-d’água, é necessário considerar o número máximo de pessoas que vai usar o imóvel, principalmente em épocas de grande movimento, como o Ano Novo e o Carnaval.
A Sanepar recomenda que a limpeza seja feita semestralmente e orienta para que seja realizada antes da temporada.
Como limpar
Limpar a caixa-d’água é muito fácil. Para fazer a limpeza é necessário um balde, dois panos limpos, uma pazinha de plástico, uma esponja ou escova (não pode ser de aço) e água sanitária. Ao iniciar a limpeza, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa. Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com a esponja ou escova.
Abra a saída da caixa e uma torneira, de preferência a do tanque, para que escorra toda a água da lavagem. Com o auxílio da pá e do balde, retire toda a água e os resíduos que ficaram no fundo. Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até menos da metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa-d’água.
Em seguida, adicione água sanitária. A proporção é de uma colher de sopa para cada 50 litros. Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água com a esponja ou escova. Abra a saída da caixa e todas as torneiras da casa, deixando sair totalmente a água da lavagem. Para evitar acúmulo de ar na tubulação da casa, antes de abrir o registro de entrada, mantenha as torneiras abertas e só feche-as quando a água voltar a escorrer. Abra o registro e deixe a caixa encher. Verifique o funcionamento das válvulas hidra e caixas de descarga. É possível que continuem despejando água após a abertura do registro. Evite o desperdício.
Os panos da limpeza do reservatório podem ser utilizados para limpar a tampa da caixa-d’água. Verifique se há boa vedação. Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa-d’água. Basta água e água sanitária. Os detalhes sobre como fazer a limpeza da caixa-d’água estão disponíveis no site www.sanepar.com.br