A dupla de Salto do Lontra conquistou a vaga na competição internacional depois de conseguir a 2ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2014.

As gêmeas Duda e Vanda Gabriele Girotto, de Salto do Lontra, seguem invictas no 3º Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. Até agora, foram dois jogos disputados sem perder nenhum set. A duovizinhense Emanuele Pinto Vieira também faz parte da equipe, que é treinada pela professora Jésika Mafra. As jovens do Sudoeste estão, juntamente com uma dupla sergipana, representando o Brasil e o Colégio Estadual Jorge de Lima/Máster na categoria 15 e 16 anos. A competição está acontecendo em Aracaju (SE).
A campanha
A estreia aconteceu domingo, 13, contra a equipe do Peru. Mesmo com maior porte físico, as peruanas não conseguiram bater as brasileiras. No primeiro set, com tranquilidade, Duda e Gabi venceram por 21×7. O segundo set foi um pouco mais complicado, mesmo assim, a dupla de Salto do Lontra saiu com a vitória por 21×14. “Elas demonstraram a grande qualidade técnica que têm e, mesmo sendo menores que as peruanas, conseguiram um bom resultado”, diz a mãe da dupla, Mari Girotto.
Na segunda partida, que aconteceu na tarde de segunda-feira, 15, Duda e Gabi conseguiram a vitória sobre a França também com facilidade. O primeiro set terminou 21×6 e o segundo, 21×8. “O jogo foi tranquilo. As meninas conseguiram se adaptar rápido às quadras e estão conseguindo ir muito bem”, ressalta Vanderlei Girotto, o pai das gêmeas.
As irmãs, no ano passado, foram as 2ª colocadas no Campeonato Brasileiro, o que as gabaritou para participar do Mundial. Em 2014, a regra previa que a dupla precisava ser alterada a cada partida, utilizando as três atletas inscritas. Neste ano, uma mudança no regulamento prevê que a mesma dupla atue em todos os jogos e, em virtude da experiência, Duda e Gabi devem participar de todas as partidas.
Um passo da semi
Hoje, às 8h30, elas enfrentam a dupla que representa a Índia e, se vencerem, estarão classificadas para as semifinais da competição. “A Índia, pelo que vimos, é a dupla mais fraca do nosso grupo. Temos que manter a seriedade para conseguir essa vitória e a classificação”, aposta Vanderlei. Como duas duplas estão representando o Brasil, somente uma pode conseguir a classificação. “A pontuação das duas duplas é somada e quem for melhor consegue essa vaga na semifinal”, explica Mari.

as peruanas, quando venceram por 2×0.