Além de apoiar os pequenos negócios, instituição tem programas para o desenvolvimento de munícipios.
A preparação dos empresários, em diversos campos da gestão, é um fator fundamental para obter bons resultados. Mas não é o suficiente.
Outras condições também podem contribuir para o sucesso dos pequenos negócios, como políticas públicas favoráveis, acesso ao crédito, desburocratização, acesso a mercados, inovação, associativismo e educação empreendedora.
Neste sentido, o Sebrae tem uma linha de atuação dedicada ao ambiente de negócios. São ações e programas que impactam no desenvolvimento das cidades, dos empreendimentos e, por consequência, das pessoas.
Luiz Antonio Rolim de Moura, gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae, explica que o trabalho visa levar conhecimento à sociedade e preparar o ambiente de forma a ser sustentável e amigável para os pequenos negócios. “Fazendo uma analogia, o Sebrae prepara a terra para a boa semente dos pequenos negócios, que transformam e fazem a sociedade ser mais produtiva, inclusiva e crescer”, compara Rolim.
Acesso ao crédito
O ambiente de negócios é influenciado por uma série de fatores e desafios. O acesso ao crédito, por exemplo, é um dos principais “gargalos” dos pequenos empreendimentos.
Uma das estratégias do Sebrae para facilitar a liberação de créditos passa pelas seis sociedades garantidoras de Crédito do Paraná, resultado da parceria com cooperativas de crédito, Fomento Paraná, BRDE, associações comerciais, prefeituras e Governo do Estado.
Desde 2010, empresários de 260 dos 399 municípios paranaenses foram beneficiados — somados, os recursos ultrapassam os R$ 500 milhões de garantias concedidas às micro e pequenas empresas.
O Sebrae também criou o programa Mais Finanças para levar educação, informações e orientações para o acesso consciente ao crédito.
Entre os conteúdos, palestras, lives, consultorias podcasts e até uma solução chamada Balcão de Crédito, em que é possível submeter a empresa a um diagnóstico. As informações podem ser acessadas no site da Comunidade Sebrae e também no portal da instituição.
Compras governamentais
O Sebrae atua ainda no incentivo às compras públicas, que representaram fatia de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil (R$ 7,3 trilhões em 2019, segundo dados do Ministério da Economia).
No Paraná, com informações do Tribunal de Contas, em 2018, o volume de compras dos municípios foi de R$ 12 bilhões, sendo 38% destinados para o mercado da MPE e 18% para as MPEs locais do território e municípios.
A mais recente estratégia neste campo é a parceria do Sebrae com o Sistema Fecomércio Sesc Senac, e sindicatos filiados, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), com o curso “Aprenda a vender para o Poder Público”.
Em 15 horas, estão compiladas as regras básicas da licitação eletrônica e o funcionamento das ferramentas usadas para as licitações no Paraná e outras disponíveis no mercado.