Foram feitas mais testagens de casos suspeitos.

A Prefeitura de Capanema vem fazendo um trabalho diferenciado em relação ao coronavírus. Mais pessoas suspeitas de terem contraído o vírus estão sendo testadas e também uma unidade de saúde está prestando atendimento àqueles que manifestaram a Covid-19.
O secretário municipal de Saúde, Jonas Welter, diz que o município “vem trabalhando firmemente no combate à Covid, sempre pensando no bem maior, que é a vida do cidadão capanemense. Desde março de 2020, essa doença se iniciou no município de Capanema e no mundo também; nós viemos fazendo um trabalho diferenciado, elegemos uma unidade de saúde pra fazer o atendimento exclusivo dos pacientes com problemas respiratórios”.
Jonas conta que o município investiu pesado em aquisição de exames para testar todos os pacientes suspeitos. “Com isso, conseguimos fazer um diagnóstico dos pacientes que eram positivados, iniciamos o tratamento e iniciou um pequeno número de óbitos no nosso município e um pequeno número de internação de pacientes ocasionados pela Covid.”
[relacionadas]
Contenção da doença
Ao longo do ano, a doença teve oscilações em Capanema e em julho foi conseguido fazer o controle. “Outro fato importante foi que o município, através do nosso prefeito, instituiu os fiscais e eles estão fazendo as visitas nas casas dos pacientes que foram confirmados e que são suspeitos pra que eles não furem o isolamento. Porque, quando um paciente fura o isolamento, acaba disseminando o vírus pra muitas outras pessoas. Com essa ação, conseguimos fazer uma contenção da doença, começamos a diminuir o número de casos dentro do município e conseguimos trazer até o final do ano.”
O secretário de Saúde reconhece que o controle não é fácil: “Nós cansamos do vírus, mas o vírus não cansou de nós. Chegou no final de ano, a população por si só estava cansada, queria fazer confraternização, festa de família, mas nossa orientação sempre foi o distanciamento; ainda assim tivemos alguns descumprimentos, também em todo o Brasil, e os casos começaram a crescer e ainda estão altos devido a isso.”
Mas Jonas salienta que “o município está trabalhando fortemente em cima dessa questão, o atendimento ainda é o mesmo de qualidade, sempre priorizando a vida do cidadão”. Ele relata que os profissionais de saúde estavam cansados e tiveram um momento de férias, com revezamento, porque ainda estão sobrecarregados.
[banner=100067]
Vacinação
Até dia 31 de janeiro, foram sete mortes de pessoas com Covid-19, 1.110 pessoas confirmadas com a doença, 1.635 casos descartados. Foram recebidas 177 doses de vacina para imunização em grupos prioritários e todas já foram aplicadas. Jonas diz que o município de Capanema está bem preparado para a campanha de imunização das pessoas contra o coronavírus.
Há uma sala, com geladeiras exclusivas — uma câmara fria — e equipamentos sofisticados, que tem preparo pra fazer um armazenamento da vacina. “Quando falamos de vacina, não é simplesmente vir a dose, tem toda uma organização, precisamos de agulhas, seringas, os nossos servidores têm capacidade pra receber; tem uma logística de como essa vacina vai chegar ao município, a temperatura de armazenamento das doses, como ela vai ser distribuída dentro do município, qual população vai receber; vamos fazer essa vacinação em que pontos, em que bairros e algumas determinações tratativas”, completa o secretário.