Domingo, 6, aconteceram as eleições para os conselhos tutelares em todo o Brasil.
Por Beto Rossatti:
Domingo, 6, aconteceram as eleições para os conselhos tutelares em todo o Brasil. Todas as pessoas com mais de 16 anos com título de eleitor regular podiam votar escolhendo um dos 56 candidatos ao Conselho Tutelar de Pato Branco.
[relacionadas]
As eleições são unificadas pela Lei Federal 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e ocorrem a cada quatro anos, sempre no mês de outubro subsequente ao da eleição presidencial. No final da tarde de domingo 6.242 eleitores tinham comparecido no Pavilhão do Bairro Santa Terezinha para votar.
O promotor Raphael Adalberto Soares, da Infância e Juventude, acompanhou, pelo Ministério Público, o processo eleitoral nos municípios de Vitorino, Bom Sucesso do Sul, Itapejara D’Oeste e Pato Branco. Segundo ele, um processo tranquilo sem alterações. “Nós percebemos um grande empenho dos voluntários através do Conselho Municipal dos Direito das Crianças e Adolescentes, e a união de todos permitiu um dia tranquilo de eleições na nossa Comarca”, afirmou o promotor de Justiça.
O enfermeiro Cristiel Balbinoti esteve entre os eleitores que fizeram questão de votar. “Olha acredito que a participação da gente é fundamental, porque o Conselho Tutelar tem um papel muito importante nos dias atuais”, disse. Além dos eleitores, o processo foi possível graças aos voluntários que trabalharam durante todo dia, e nos dois últimos meses, para organizar o processo eleitoral. Adilson Stanqueviski trabalhou como mesário, e afirmou ter sido gratificante participar do processo. “A gente se sente gratificado em fazer parte deste momento tão importante para nossa comunidade”.
Os candidatos eleitos assumem seus cargos em janeiro do ano que vem, com salário de quase R$ 4 mil mensais.
Confirma os eleitos:
Daniel de Abreu 552 votos
Renato Gardasz 350 votos
Vinicius Preis de Mello 347 votos
Elizabete Karpinski 334 votos
Altair Pinto de Lima 310 votos