Geral

Na sexta-feira, 23, a Unisep, campus de Francisco Beltrão, inicia a terceira turma do curso de Atuação farmacêutica em serviço de vacinação. Voltada a profissionais farmacêuticos, a capacitação prevê 40 horas/aula, sendo 30 horas de teoria, com aulas remotas, e dez horas presenciais, focadas em ensino prático. “Estamos diante de uma realidade em que os procedimentos ligados à vacinação ganham cada vez mais relevância. É importante que profissionais e estabelecimentos estejam preparados para esse novo momento”, justifica a coordenadora do curso de Farmácia da Unisep, Caroline Lermen Munhoz.
Conforme a coordenadora, o objetivo do curso é fornecer formação complementar aos farmacêuticos no que se refere aos conceitos de vacinação e imunização humana, bem como promover conhecimento sobre requisitos regulatórios na prestação de serviços de vacinação.“O curso prepara profissionais tanto para o aspecto prático e teórico da aplicação das vacinas como no aspecto regulatório. Assim, o farmacêutico tem o respaldo necessário para assumir a responsabilidade técnica nos estabelecimentos em que presta serviço”, resume Caroline Lermen Munhoz.
Grade curricular e horários
A grade curricular é dividida em três áreas principais: serviço de vacinação em farmácia e avaliação pré-vacinação; aplicação de vacinas; e aspectos legais e a realidade da aplicação de vacinas por farmacêuticos no Brasil e etapas pós-vacinação. Os professores responsáveis pelas aulas são Valquires Godoy, Ieda Volkweis Langer e Caroline Cagnini. Aulas nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.