Geral

Mulher, esposa, mãe e empresária, Silvana Fabian Duarte precisa equilibrar todos esses papéis. “Ser mulher é um grande desafio, porque esses papéis se acumulam, não se substituem; você assume mais responsabilidades, mais funções, mas não pode deixar de lado a família, o marido, a casa. Por mais que tenha uma pessoa que ajuda nos afazeres domésticos, é necessário gerenciar todo esse sistema.”
Silvana admira as empresárias e busca inspiração em várias. “A gente sempre se cobra muito, que não está dando conta, que não está presente em casa, com família, com marido, por conta de todos esses papéis a equilibrar, mas é um grande privilégio, por outro lado, que motiva a gente.”
Neste ano, ela assumiu a presidência da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora da Fecomércio. “O que desejo nessa gestão é fortalecer esse grupo de mulheres, tentar ampliar o grupo de empreendedoras. É uma ponte entre a capital do estado e nossa região, um trabalho que tem muito a fortalecer e empoderar as mulheres que fazem parte.” Em 2020, Silvana foi uma das mulheres homenageadas pela Fecomércio mas, por conta da pandemia, o evento anual que acontece em Caiobá precisou ser cancelado. Então, no final do ano passado, uma cerimônia simples aconteceu no Senac, apenas para entrega do troféu.
“Neste momento, eu fui convidada pela diretoria pra sumir a gestão 2021/2023. É uma honra tanto ter recebido esse prêmio e representar Francisco Beltrão perante o Paraná todo, quanto agora, a responsabilidade de estar à frente desse grupo de mulheres, como presidente da Câmara, e conseguir engajar e trazer alguns benefícios para as empreendedoras.”
Ela ressalta que os desafios acabam se tornando ainda maiores neste período, pela dificuldade de realizar ações e eventos presenciais. “Conseguir estar junto, sem estar perto, é um desafio, mas estamos dispostas a isso e tentar, junto ao Sesc, Senac e com o apoio da Fecomércio, desenvolver as ações que são propostas no decorrer deste ano.”
Em março, as mulheres empreendedoras se envolveram na campanha de arrecadação de materiais; a próxima campanha será contra a dengue; em seguida, a arrecadação de agasalhos e, em outubro, arrecadação de brinquedos. “São várias ações em conjunto com a Fecomércio, além de cursos de capacitação pra gente fortalecer o setor das empresárias da cidade.”
Apoio da família
Silvana é mãe de Enrico, que completa 5 anos em agosto, a quem procura destinar boa parte do seu tempo, conciliando as tarefas com suas empresas. Em Beltrão, ela atua à frente da distribuidora Bio Ativos, onde faz a gestão, administrativo e coordena as áreas de finanças, marketing e mídia. “Estou na empresa no geral, mais focada na região Sudoeste do Paraná, mas também temos a sede em Cascavel, que compreende ainda o Oeste, Campos Gerais, região metropolitana e litoral. Hoje, com a soma das duas sedes, atuamos em 160 municípios do Paraná.”
Ela tem a parceria da irmã Letícia Fabian Barbosa, que gerencia Cascavel, uma vez que muitas ações são em conjunto e, devido à distância das cidades, procuram ter uma visão global da empresa. A empresária cita ainda a colaboração dos pais Elio e Irene Fabian, cuja história com a Bio Ativos já completou 15 anos. “Consolidamos bem nossa empresa, nossa equipe e esse respaldo é muito importante pra conciliar o restante.”
Silvana destaca ainda o apoio do marido Rafael Duarte, com quem divide as funções do Formosa, cervejaria e pub, que completou oito anos em 2020. São mais duas empresas para administrar: a indústria e o pub. “Este último ano foi muito desafiador, apesar de ser considerado um serviço essencial, os desafios de atuar num novo segmento – o delivery – até então pouco explorado por nós; perdemos muitos pontos de venda de chope, tivemos que nos readaptar, nos reinventar em novas ações. Iniciamos, nesse meio tempo, o envase de latas de cerveja, fortalecemos muito a venda de cerveja em growlere e focamos forte no delivery como forma de levar a experiência Formosa na casa das pessoas.”
[relacionadas]