Os servidores da Justiça Estadual do Paraná estão mobilizados para reivindicar melhores salários. Desde segunda, 26, a categoria está em Estado de Greve e cobra uma proposta do TJ-PR. Se não existir acordo na próxima reunião de negociação que ocorre na quinta-feira, 29, às 10h30, os trabalhadores devem entrar em greve. Após a mesa de negociação, o Comando de Mobilização se reúne para avaliar o resultado da reunião. Uma nova assembleia dos servidores, no dia 30, às 9h na sede do Sindijus-PR, está convocada para que a categoria defina pelo início da greve, caso não tenha resposta do TJ.Durante todo o dia de ontem os servidores paralisaram suas atividades nos locais de trabalho em Curitiba e no interior do estado. Muitos permaneceram nas varas e secretarias para comunicar à população do movimento.
A grande concentração foi na Praça Nossa Senhora Salete, em frente ao Tribunal de Justiça. Servidores do interior vieram em caravanas para engrossar a paralisação da capital e exigir do TJ a valorização do 1º grau.
Mais de 600 trabalhadores da Justiça participaram dos atos simbólicos na luta pela isonomia na capital. 80% da categoria aderiu ao movimento estadual.
Clóvis Menger, servidor da Comarca de Beltrão, salienta que a principal reivindicação é a isonomia com os servidores do Tribunal de Justiça, que apesar de desempenharem as mesmas funções, chegam a ganhar, em alguns casos, até 80% a mais do que aqueles que atuam nas comarcas. Ele diz que neste primeiro momento a categoria cobra um reajuste de 22%. “Não precisa ser imediato, pode ser uma parte agora e o restante no próximo ano. O importante é que se tenha uma agenda para fazer essa equiparação a médio e longo prazo”, frisa.
De acordo com a servidora Fernanda Bitencourt Balas, “em Salto do Lontra, algumas situações estruturais chegam a ser precárias, como por exemplo: central de telefones sem funcionamento, goteiras, falta de equipamentos e em especial o funcionamento de apensa um banheiro, que antigamente era para portadores de necessidades especiais, e hoje é utilizado por todos os servidores e funcionário do Fórum, além do púbico em geral” .