19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Show musical gratuito, domingo, no Espaço da Arte

Francisco Beltrão recebe show gratuito da Banda Klezmer, dia 13 de outubro, em comemoração aos dez anos da banda.

A banda tem repertório com sonoridade cigana, árabe, espanhola, grega, etc.
A banda tem repertório com sonoridade cigana, árabe, espanhola, grega, etc. Foto: Elenize Desgeniski

A Banda klezmer, curitibana, faz show gratuito em Francisco Beltrão, domingo, 13, às 19h, no Teatro Municipal Eunice Sartori. O show  “Klezmorim – 10 anos” é gratuito e é o quarto da turnê da Banda Klezmorim pelo Paraná, em comemoração aos dez anos do grupo. 

Impossível de se assistir sentado, o show é festivo e promete ser uma atração para toda a família. A banda apresenta um repertório do tradicional gênero Klezmer: repleto de melodias inspiradas nas sonoridades cigana, árabe, espanhola, grega, turca e de muitos povos, com um ‘tempero’ brasileiro.

O grupo foi fundado em 2009 e passou por diferentes formações instrumentais. Atualmente os músicos instrumentistas Giorgio Bonfanti, Hudson Muller, Julio Coelho, Lucio Lowen, Mateus Azevedo e Rodrigo Henrique compõe a banda, e para esse show comemorativo a banda conta com a participação especial da cantora Karla Izidro. Além dos shows gratuitos, a turnê realizará duas oficinas do Gênero Klezmer em duas cidades.O projeto é incentivado pelo Governo do Estado do Paraná e apoiado pela Copel. 

- Publicidade -

[relacionadas]

Sobre a banda

Formada por seis músicos em Curitiba, a Klezmorim é um dos raros grupos brasileiros com um repertório baseado no gênero musical originário dos guetos do Leste Europeu. O grupo foi fundado pelo músico violista e integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná Julio Coelho e passou por diferentes formações instrumentais. Atualmente Giorgio Bonfanti, Hudson Muller, Julio Coelho, Lucio Lowen, Mateus Azevedo e Rodrigo Henrique são o núcleo criativo quem mantém o projeto em circulação. 

Em seus dez  anos anos de trajetória e pesquisa, o grupo estabeleceu uma proximidade e domínio do estilo Klezmer, além de uma identidade própria. No percurso do Klezmorim se destacam a gravação de dois discos e um DVD e a participação em diversos projetos e festivais pelo Brasil, como a Virada Cultural de Curitiba, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Festival de Dança da Sociedade Hebraica de São Paulo, Kleztival – Festival de Música Klezmer promovido pelo Instituto de Música Judaica em São Paulo, Festival Tribaltech, WikiBier Festival, Festival Psicodália em Rio Negrinho em três edições seguidas: 2014, 2015, 2016.

 Em 2014 o grupo recebeu o Prêmio Elisabete Anderle em Santa Catarina para uma circulação em oito cidades do Estado e a gravação de um DVD em Florianópolis: “Uma Viagem do Oriente ao Ocidente”, gravado ao vivo no Teatro Álvaro de Carvalho. No mesmo ano o Klezmorim realizou uma turnê de seis shows na Austrália e mais um encontro com grupos internacionais do gênero, como o “London Klezmer Quartet” e “Underskore Orkestra”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques