Sicredi lança caderneta de poupança
Das assessorias
O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) complementa seu portifólio de mais de 100 produtos e serviços oferecendo, a partir de agosto, a Poupança Sicredi a associados e também a não associados das cooperativas de crédito. Mais uma importante conquista no contexto de avanços normativos no segmento cooperativista, a resolução 3.188, de 29 de março, do Conselho Monetário Nacional (CMN), autorizou os bancos cooperativos, e como correspondentes as cooperativas de crédito rural e de livre admissão de associados, a captarem depósitos de poupança rural.
A poupança, um dos investimentos mais tradicionais, consiste em uma conta de depósito com crédito periódico de rendimentos, calculados a partir de índices divulgados pelo Banco Central (TR). É um investimento simples, acessível e seguro que admite depósitos de pequenas quantias e pode ser aberto por pessoas e empresas associadas ou não ao sistema cooperativo. Segundo dados do BACEN, em março de 2004, o volume de recursos aplicados em poupança representou 16% do volume total de recursos do Sistema Financeiro Nacional ? SFN, equivalendo, aproximadamente, a R$ 143 bilhões de reais.
De acordo com a resolução do CMN, o Sicredi direcionará 65% dos recursos captados para o setor rural, estimulando o desenvolvimento das regiões em que as cooperativas de crédito estão presentes. Segundo Ademar Schardong, presidente do Banco Cooperativo Sicredi, ?a expectativa do Sistema é construir, a longo prazo, reservas estáveis de financiamento de crédito rural aos produtores não atingidos pelo PRONAF, grupo considerável entre o quadro de associados do Sistema.? Desta forma, o que é captado, é aplicado na própria cooperativa para que esta utilize os recursos em operações de crédito rural, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos de origem agropecuária ou de insumos utilizados naquela atividade.
Os mais de 700 mil associados do Sicredi, através das suas 127 Cooperativas de Crédito, presentes em seis estados (RS, PR, MT, MS, SP e SC) têm acesso a aplicações financeiras, fundos de investimento, linhas de crédito pessoal, crédito rural, programas do BNDES, serviços de cobrança, pagamentos, transferências eletrônicas, recebimentos de taxas, impostos, pagamentos de benefícios do INSS, completa linha de seguros, cartão de crédito, câmbio e, agora, caderneta de poupança.