Devido à evolução da infraestrutura de internet nos últimos anos, a comunicação do alarme com a empresa ficou mais eficiente.
.jpg)
Até pouco tempo atrás, não se falava em monitoramento de imagem por violação de alarme em propriedades rurais. Mas, devido à evolução da infraestrutura de internet nos últimos anos, a comunicação do alarme com a empresa ficou mais eficiente, o que faz crescer o número de agricultores adquirindo o sistema da Inviolável, que já tem tradição por trabalhar em mais de 320 cidades, 160 estados e também no Paraguai.
“Antes a comunicação via telefone falhava muito, pois as linhas no interior eram de péssima qualidade. Via rádio não chegava devido à longa distância. Agora, com o uso da comunicação via IP, pela internet, é possível monitorar o alarme, fornecendo ainda aplicativo de controle e acompanhamento dos eventos”, comenta Rafael Menegotto, gestor da Inviolável Francisco Beltrão, que fica na rua Florianópolis, no Edifício Araçá Grande.
[banner=100060]
“Como as propriedades são distantes e as estradas de acesso normalmente não são de qualidade, o deslocamento do atendente até o local levava muito tempo, muitas vezes inviabilizando o atendimento. Com o uso da internet e de um software de gerenciamento de imagens, quando o alarme dispara conseguimos, através de uma sincronização com uma câmera, receber as imagens do local, podendo analisar o que está acontecendo em tempo real. Verificando que se trata de um meliante, conseguimos avisar a polícia e passar informações cruciais para agilizar o atendimento, como o número de meliantes, se estão armados ou não”, complementa Rafael. “Esses sistemas vêm para ajudar a resolver os problemas que vêm acontecendo no interior, de render as famílias e ficar por horas trancados enquanto os meliantes fazem uma limpa na casa. Com o sistema de monitoramento de imagens na empresa, é possível instalar um botão de pânico ou mesmo usar o teclado para avisar a empresa que algo está errado, a central verifica pelas imagens o acontecido e toma as medidas cabíveis.”
[relacionadas]
Inviokan
Outra boa opção de monitoramento da Inviolável é o Inviokan, que atua numa forma de parceria entre os vizinhos. “Inviokan é um sistema que usa câmeras, as imagens são enviadas para uma nuvem, podendo ser compartilhadas entre várias pessoas. A ideia nesse caso é trabalhar com vizinhança solidária. O sistema disponibiliza um aplicativo estilo Facebook, que se cria um grupo de casas, da comunidade ou de moradores em uma rua. Esse aplicativo possibilita a comunicação entre o grupo e a disponibilização de imagens. Assim, o próprio grupo faz o automonitoramento das suas câmeras. O foco é usar em vias de acesso”, esclarece Rafael.
Com o sistema Inviokan, é possível monitorar as ruas ou até mesmo as estradas principais do interior, pois os vizinhos, ao identificarem alguém estranho, podem olhar essas imagens e postar no grupo para saber se é alguém conhecido ou um possível meliante. “Essas imagens ficam na nuvem, portanto, após gravadas as imagens, é impossível roubar, elas ficam salvas na nuvem por padrão 7 dias, podendo aumentar o período conforme necessidade”, informa Rafael Menegotto.