23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Sistema Fiep investe em projeto para produção de túnel de sanitização

Geral

Protótipo está em fase de testes: projeto tem parceria da UTFPR e articulação do Macinistério da Defesa

Em mais uma ação na busca por soluções para reduzir o impacto da pandemia de Covid-19, o Sistema Fiep investe em um projeto que desenvolve um túnel de sanitização com tecnologia nacional. Realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e articulação do Ministério da Defesa, o projeto está em fase de testes.

A intenção é que esse tipo de dispositivo seja usado em hospitais, para sanitização de itens de proteção de profissionais de saúde. Mas também poderá ser utilizado em locais de grande circulação de pessoas quando as atividades começarem a voltar ao normal.

No país, já existem equipamentos similares. A novidade do projeto é a utilização de uma solução de água e ozônio para desinfecção. O dispositivo passa por testes realizados por técnicos do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química. Eles vão determinar, por exemplo, o tempo de exposição necessária para desinfecção e o percentual de eficiência do processo. Caso os testes comprovem a segurança do dispositivo, a Fiep pretende disponibilizar o projeto para indústrias paranaenses que queiram produzi-lo.

- Publicidade -

Oportunidades – O Ministério da Defesa apoia outras iniciativas que podem abrir oportunidades para indústrias. Uma delas é a chamada “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos”, um cadastro para empresas que fornecem itens utilizados no combate à pandemia. As informações são enviadas para órgãos públicos que demandam os produtos. O cadastro está disponível no site defesa.gov.br. Dúvidas sobre esse processo podem ser tiradas pelo e-mail conselho.defesa@sistemafiep.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques