O Jornal de Beltrão circula com cadernos semanais segmentados, como o Oportunidades e Negócios, o Moda e Sociedade e o Paraná Sudoeste. Além disso, produz suplementos especiais sobre os eventos mais importantes da comunidade sudoestina.
São momentos muito importantes de trabalho, que resultam em produtos como: Especial do Dia do Motorista de Marmeleiro, Ampere, Renascença e Francisco Beltrão e os suplementos especiais de aniversários de municípios como Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Verê e Dois Vizinhos, e, também, do especial da Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, Dia das Mães, Expobel, Expovizinhos, Destaques do Ano.
Por ano, são produzidos de dez a quinze suplementos especiais, exigindo esforços redobrados de todos os setores do jornal, que, em conjunto, trabalham para produzir com qualidade e dentro dos prazos.
Difícil achar quem não foi entrevistado
Para o chefe de reportagem do JdeB, Flávio Pedron, os suplementos publicam matérias fora da rotina da redação e são uma forma de valorizar as festas, a cultura, os empresários e também as pessoas que normalmente não aparecem nos jornais, como os motoristas e agricultores. “Buscamos pessoas que têm histórias para contar sobre suas atividades”, afirma. O jornalista cita o exemplo da Festa do Vinho e do Queijo, que tradicionalmente vira suplemento especial: Desde o início da festa de Salgado Filho, nós fazemos o suplemento, tanto que está difícil achar quem ainda não foi entrevistado”.
O suplemento é uma oportunidade para empresas, políticos e entidades que normalmente não anunciam em jornal, mostrarem seus produtos e mensagens para um público segmentado. “Nós fazemos isso com planejamento de pauta. Todo mundo do JdeB se envolve para fazer um bom trabalho, todos pegam juntos, para que sejam entregues os cadernos dentro dos prazos e com qualidade”, diz o chefe de reportagem.
Henrique Zamadei, presidente da Associação dos Motoristas de Francisco Beltrão, acredita que o suplemento é um instrumento para contar um pouco sobre a vida e a história da Festa dos Motoristas, uma das maiores da região, realizada normalmente em julho. “Acho interessante a informação e divulgação, a festa só tem o tamanho que tem pela ajuda dos meios de comunicação”, frisa Zamadei.