20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Temperatura negativa em 34 cidades do Paraná, incluindo Beltrão e Pato Branco

O vento acentuou a sensação de frio, mas ajudou a conter a geada.

Geada fraca, ontem, no lago do Industrial de Beltrão. E tinha gente fazendo caminhada. Foto: Jônatas Araújo/ JdeB.

A maior massa de ar frio que atingiu o Paraná em 2021 fez despencar as temperaturas em todas as regiões do Estado na madrugada de ontem. Das 63 estações meteorológicas analisadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), 26 bateram o recorde de frio no ano e 34 registraram temperaturas negativas. A mais baixa foi em Palmas, com -4,5°C. Em Francisco Beltrão, a previsão era de -3°C, mas o Simepar registrou a menor temperatura às 7h: -0,9°C com sensação de -1°C.

O frio intenso já bateu recordes em todo o território paranaense. Ao todo, 26 localidades registraram as temperaturas mais baixas em todo o ano. “Foi uma madrugada bem gelada em todo o Paraná, com temperaturas negativas principalmente na metade sul paranaense, com destaque para a região de Palmas e General Carneiro, com valores de -4°C nos termômetros já no meio da madrugada”, informou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. “As temperaturas negativas foram registradas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e em algumas cidades da faixa Norte”.

Vento amenizou geada
O frio é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira, e deve deixar as temperaturas baixas até o fim de semana. O meteorologista do Simepar informa que, além da temperatura baixa, o vento deixa a sensação de frio mais acentuada do que os valores de termômetro. Apesar de incômodo, o vento ajuda a conter a geada em diversos municípios nas primeiras horas da manhã. Em Beltrão, a geada foi leve, no entanto, a atenção ainda é necessária.

- Publicidade -

“Mesmo assim, as geadas aparecem sobre o Estado, porque os valores de temperatura estão baixos até mesmo no Norte e no Litoral”, explicou. Nesta sexta a previsão do Simepar é de formação de geadas em quase todos os municípios do Paraná, sendo mais fortes no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques