A tempestade da noite de terça-feira, 30, deixou cerca de 6.500 consumidores de Francisco Beltrão sem energia elétrica. A queda de luz ocorreu por volta das 21h25 e retornou às 23h05 na região central. Foram afetados os bairros Industrial, São Cristóvão, Centro, Luther King e Presidente Kennedy. Os ventos chegaram a 70 quilômetros por hora.
Segundo o gerente regional da Copel, Rubens Gorris, a interrupção ocorreu por causa da abertura de chaves de alta tensão no bairro Presidente Kennedy. Ele afirma que é possível que um objeto tenha sido arremessado pelo vento no poste e provocado o dano na rede.
“Só uma das chaves de alta tensão que foi aberta provocou a queda de energia para três mil consumidores.” Rubens salienta que ainda existem cerca de 60 serviços emergenciais para serem atendidos nos dez municípios de abrangência da unidade. Destes 60, 55 são clientes individuais. “Na área rural temos alguns serviços que foram provocados por galhos de árvores que tocaram os cabos da rede elétrica”, informou Rubens.
A tempestade quebrou seis postes, um deles no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Beltrão. Os demais postes quebraram em comunidades do interior. Também teve bastante cabos que se romperam e tiveram de ser emendados.
Rubens Gorris disse que foram afetados principalmente as comunidades do interior de Beltrão e Salgado Filho. Em Beltrão, os estragos na rede elétrica foram registrados principalmente em Seção Jacaré e Seção Progresso.
Funcionários do setor técnico da empresa trabalharam até as 3 da manhã. Ao longo da manhã de ontem as equipes voltaram ao trabalho no município e região. Cerca de 50 funcionários em Beltrão e nos demais municípios estavam trabalhando, além de uma empresa terceirizada. À tarde ainda havia clientes que estavam sem energia elétrica em suas propriedades.