Geral
Termina hoje, 28, às 9h, o prazo para formalização de lances no leilão de 98 veículos da Polícia Militar do Paraná. Os veículos se tornaram inservíveis para uso policial nas ruas, mas são úteis para uso no cotidiano, fora da atividade. Eles estão em pátios de quartéis de cidades do Oeste do Estado e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O dinheiro arrecadado nesse leilão servirá para reequipar a frota da Polícia Militar.
Toda a negociação ocorre virtualmente pelo site do leiloeiro . Os compradores precisam formalizar um cadastro com dados pessoais neste site para efetivar os lances. Com os outros 99 veículos já leiloados até ontem, a PM coloca à venda, nestes dois lotes, 197 automóveis, motocicletas, ônibus e pequenos caminhões. O leilão é uma cooperação técnica entre a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).
Todo o processo foi elaborado atendendo aos requisitos de viabilidade técnica, financeira, orçamentária e jurídica, para dar o devido destino aos bens do Estado. O principal objetivo é desonerar a PM de gastos excessivos com manutenção de veículos antigos, além de liberar espaço nos pátios de unidades da corporação para evitar proliferação de insetos e ratos e, consequentemente, focos de dengue e outras doenças.
Os veículos estão nos pátios das unidades do 14º Batalhão (Foz do Iguaçu), 6º Batalhão (Cascavel), 3º Batalhão (Pato Branco), 21º Batalhão (Francisco Beltrão), 19º Batalhão (Toledo) e do 17º Batalhão (São José dos Pinhais). Os cidadãos que vencerem o certame terão de 15 a 16 dias úteis para retirar o veículo do pátio, com todos os ônus legais de remoção e pagamento de taxas administrativas para legalizar a circulação do veículo.