23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Terminou ontem a paralisação do transporte coletivo urbano de Beltrão

Ontem os trablhadores receberam o restante dos salários do mês de fevereiro.

Após a paralisação, tendo recebido os valores de fevereiro, a equipe voltou ao trabalho.

Após três dias e meio de negociações, com participação inclusive de vereadores, acabou ao meio-dia de ontem a paralisação dos funcionários do transporte coletivo urbano de Francisco Beltrão.

A empresa – Transportes Coletivos Guancino – depositou o salário do mês de fevereiro ontem pela manhã. No início da tarde teve uma reunião com o representante da empresa e o pessoal, quando foram confirmados os depósitos. 

[relacionadas]

- Publicidade -

Então os colaboradores decidiram retornar imediatamente ao trabalho. A partir das 13h30 todos os veículos que estavam escalados para o trabalho começaram a rodar. Segundo o advogado Arni Hall, que representa os trabalhadores, há duas ações em andamento, uma delas de cobrança dos salários e multas, na Vara do Trabalho de Francisco Beltrão, em que a juíza deu liminar mandando bloquear valores na conta da Guancino. 

A empresa entrou com dissídio de greve no Tribunal Regional do Trabalho e o desembargador marcou audiência de conciliação para hoje, às 10h30. Nessa audiência deverão participar também o município e o Ministério Público do Trabalho. As reuniões de ontem foram acompanhadas pelos vereadores Policial Oberdan (PSDB) e Jean Emiliano (MDB), que testemunharam o retorno ao trabalho. O salário de março também já está atrasado e deverá ser objeto da conversa de hoje.

“O quadro continua crítico, pois o salário de março já está atrasado e o pessoal que está em férias não recebeu as férias”, comenta Arni.  Segundo Odinei Zolet, representante dos funcionários, a manifestação acabou devido ao acordo “que nós trabalhadores fizemos com a empresa, de que a partir da hora que pagassem o valor do salário de fevereiro a gente ia voltar a trabalhar normalmente, mesmo sabendo que o mês de março já está atrasado e não tem previsão de pagamento”. 

Odinei tem 23 anos de empresa, 15 dos quais como motorista, e disse que nunca passou por situação tão difícil. “O trabalho é bom, não tenho do que reclamar, o salário também é bom, mas quando recebe né, senão fica difícil.” Ele diz que os empregados vão se reunir novamente com a direção da empresa para ver quando será possível fazer o pagamento de março. “Nós queremos uma data pra isso, porque se a empresa não nos der uma data, nós vamos parar de novo. Vai ter que ser tudo documentado.”

Direção da empresa
Ao Jornal de Beltrão, o gerente da Transportes Coletivos Guancino, Muram Almeida, disse que ontem de manhã foi concluído o pagamento dos salários de fevereiro e, à tarde, 13h30, seria retomada aos poucos a atividade dos transportes, devendo tudo estar restabelecido até o fim da tarde e a partir de hoje, cedo, voltam em horário normal todas as linhas. Segundo informações da empresa, a frota é de 14 ônibus e, no total, são 52 funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques