Os finalistas e organizadores foram reunidos na Prefeitura de Francisco Beltrão

O 1º concurso de culinária campeira de Francisco Beltrão teve seu vencedor anunciado ontem. Com o prato “Assado de tiras com pirão de queijo colonial, acompanhado de farofa de erva-mate e minicuca”, a loja e delivery de carnes Tesser Meat Shop foi eleita a vencedora do evento, recebendo um televisor de 50’ como premiação.
A competição foi pensada para enriquecer mais a programação da Semana Farroupilha, tendo como ingrediente principal a costela bovina, com a ideia de movimentar o setor gastronômico aliado à temática gaúcha. A intenção, também, é que estes pratos possam ser incluídos no cardápio destas empresas participantes do concurso.
O concurso contou com mais de 20 cozinheiros inscritos, que produziram pratos bem elaborados e diversificados para o desafio. A avaliação foi feita por cinco chefs sem que eles soubessem de que estabelecimento se originava o prato, para manter o critério de igualdade.
Os pratos foram avaliados por: 1) Prática de manipulação; 2) Tempo de preparo; 3) Uso da costela bovina; 4) Harmonização; 5) Análise sensorial (gosto, odor).
Gessica Miozzo, a campeã, contou sobre o sentimento de ter o prato vencedor. “Meu Deus, é muito gratificante, não esperava; mais eventos como esse deveriam acontecer na região, para valorizar a gastronomia local. Pensar nesse prato foi uma responsabilidade muito grande, trazer ingredientes que lembrassem o dia do gaúcho, tudo foi desenvolvido com carinho”.

A receita foi elaborada de forma a harmonizar o ingrediente principal — costela, aqui em tiras — com acompanhamentos que realçam a regionalidade gaúcha: a farofa de erva-mate representa o tradicionalismo; a cuca é valor regional e patrimônio cultural; e o pirão reflete os costumes gaúchos das campanhas, rememora as marcantes campereadas e homenageia as virtudes da cultura gaúcha.
A Tesser Meat Shop foi instalada pouco mais de três meses, é uma casa de carnes com foco no delivery de carnes e acompanhamentos, mas funcionando também de dia para venda de carnes.
Concurso será anual
O concurso foi pensado para que seja feito de forma anual, já que o engajamento da área gastronômica foi alto e proporcionou diversos pratos autênticos, que firmam o município como um polo gastronômico.
Culinária chama atenção
Durante o anúncio dos vencedores, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) contou sobre como o município é reconhecido na região por sua diversidade e qualidade gastronômica.
“Pessoas vêm para Beltrão conhecer a culinária, somos referência na região, adoro ir para Pato Branco e ouvir pessoas falando que sempre vêm jantar aqui. Isso causa uma imagem positiva, já somos conhecidos por nossos eventos e a culinária sempre está presente”, disse.
[relacionadas]
Classificação entre os cinco finalistas do concurso:
1º colocado – Gessica Miozzo, do Tesser Meat Shop, com o prato “Assado de tiras com pirão de queijo colonial, acompanhado de farofa de erva-mate e minicuca”.
2º colocado – Enzo de Pauli, do Old Eagle’s Burguers & Fries, com o prato “Xis, almoço de domingo”.
3º colocado – Alana Tesser, da Tesser Restaurante e Churrascaria, com o prato “Arroz carreteiro contemporâneo, com geleia de crem e acompanhamentos”.
4º colocado – Sávio Rosseto e Rosane Toassi Britto, do Sítio Vale do Sol, com o prato “Ravióli de costela campeira”.
5º colocado – Jorge Tancon, da Panificadora Doce Pão, com o prato “O melhor sanduíche de costela do mundo”.