A seleção brasileira de futebol segue com o sonho do hexacampeonato. Com relativas dificuldades, o Brasil teve que se desdobrar para vencer a Croácia (3×1) – muitos dizem que foi pela ajuda do árbitro -, empatar com o
México (0x0) – quando o goleiro Uchoa, do México, foi o herói – e ainda a vitória que se tornou tranquila contra Camarões (4×1).
Algumas seleções que eram apontadas antes do início da competição como favoritas já deram adeus, como foi o caso de Espanha (atual campeã), Itália (tetracampeã), Inglaterra (campeã) e Rússia (pela geração competitiva que possui), e hoje se tornaram as decepções do mundial.
A torcida brasileira continua acreditando que essa é a Copa das copas, e que mesmo com todas as seleções jogando e tentando derrotar o Brasil, o time do técnico Felipão vai superar as adversidades e levantar o caneco.
O caminho até a final será árduo, mas os jogadores se motivam a partir das manifestações de otimismo que a torcida impõe aos atletas. As esperanças do torcedor estão focadas principalmente nas jogadas de Neymar, que é um dos artilheiros da competição até agora.
O Chile, adversário do Brasil hoje, está bem preparado. Possui jogadores conhecidos do futebol brasileiro, como Aranguiz e Valdivia. A principal “arma” chilena é o ataque, mas apresenta deficiência na zaga, sendo que os jogadores da defesa são de estatura baixa para os padrões dos zagueiros mundiais, e o Brasil pode se aproveitar disso.
O duelo entre chilenos e brasileiros acontece no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, às 13h, no horário de Brasília. Quem passar do confronto, encara Colômbia ou Uruguai, que jogam hoje, às 17h, no Maracanã.
A torcida opinou sobre o desempenho brasileiro na primeira fase e os desafios que terá contra o Chile e para a sequência da Copa do Mundo:

Samara Thais – 2×1 para o Brasil – É uma pena, pois a seleção do Chile possui muito mais qualidade de jogo que a seleção brasileira. Precisamos ser realistas, os jogadores do Brasil jogam mais pela mídia e fama do que propriamente para honrar a pátria.

Elizeu Capoeira – 3×0 para o Brasil – A cada jogo a seleção está se entrosando mais e com isso joga melhor. Acredito que a dificuldade será no ataque da seleção. Precisa haver um apoio melhor na frente com o Neymar para sair os gols.

Jorge Oliveira – Brasil 2 X 0 Chile – Até que gostei do desempenho do Brasil na 1ª fase. O time está numa suave crescente, mas ainda apresentando algumas falhas de posicionamento e muito espaço no setor defensivo. Os desafios da seleção estão justamente em acertar esses detalhes que deixaram o setor defensivo vulnerável e também fazer com o que os apoiadores consigam ser mais efetivos no ataque pra dar mais opções de lances e jogadores com poder de definição pra que o Brasil não fique na dependência do Neymar. Acho que com a entrada do Fernandinho e, de repente, entrada do William durante o jogo isso pode ser solucionado.
Fabinho Gomes – 0x0 – Brasil nos pênaltis – Achei uma primeira fase com altos e baixos. Faltou uma regularidade nos três jogos, com dificuldade de armação do meio-campo, muita ligação direta da defesa ao ataque e acredito que o Brasil terá muitas dificuldades contra uma equipe que joga com três zagueiros. Acredito numa vitória nos pênaltis e acho que o Felipão deveria manter a mesma equipe que vinha jogando, mesmo com o Paulinho em má fase.

Junior Pitt – 3×0 para o Brasil – a seleção está jogando muito abaixo do esperado, está deixando os adversários jogarem e está levando muitos sustos, porém pode surpreender. A seleção brasileira sempre cresce no mata-mata.
