Lançamento da marca japonesa promete mexer na hegemonia do Jeep Compass.

O segmento dos SUVs médios — um dos que mais cresce em vendas — está cada vez mais competitivo no Brasil. A Toyota também resolveu apostar neste nicho e lançou em março o Corolla Cross, unindo atributos mecânicos do sedan da marca em um projeto moderno e que tem até propulsão híbrida (à combustão e elétrica). O novo modelo vem preencher uma lacuna que havia entre o Corolla e a RAV4 e está sendo vendido entre R$ 140 mil e R$ 190 mil, em quatro versões.
A proposta é aliar a confiabilidade da marca a um design inovador para brigar pela liderança do segmento. O Corolla Cross vai disputar mercado com o Jeep Compass. “A Toyota já tem a picape média e o sedan médio mais vendidos [Corolla e Hilux] e considerando a procura dos clientes nestes primeiros dias o novo modelo tem tudo para figurar como líder entre os utilitários esportivos médios”, comenta o gerente de vendas da Zeni Motors, de Francisco Beltrão, Wesley Evangelista. No lançamento, o modelo teve quatro mil reservas pela internet, em 15 dias.
Para conquistar mercado, o Corolla Cross mantém características que já são conhecidas dos consumidores da marca. A plataforma, motor e câmbio são os mesmos do Corolla. E assim como o irmão sedan (além do Prius e Rav4), o modelo também tem versões híbridas. O principal chamariz do conjunto com motor à combustão e elétrico é o consumo: 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, segundo aferição do Inmetro. A entrega mais rápida do torque devido à propulsão elétrica também é um diferencial.
Aliás, todas as versões vêm com motor aspirado (1.8 no híbrido e 2.0 no à combustão), diferentemente de outras montadoras que estão utilizando cada vez mais o turbo. A aposta mais conservadora da Toyota é num conjunto já consolidado no Corolla e que tem rendido bom desempenho e economia. A transmissão é com o câmbio CVT que simula dez marchas nos modelos à combustão e trabalha de forma continuamente variável nos híbridos. Os custos de manutenção são os mesmos do sedan.
Devido à pandemia, a Toyota tem adotado canais digitais para agendar visitas e testes. Na Zeni Motors de Beltrão, muitos clientes da marca foram conhecer o novo utilitário e a concessionária já está realizando as primeiras entregas. “Quem vem conhecer e testar o modelo fica com uma percepção muito positiva e três pontos que ajudam a definir a compra são a confiabilidade da marca, o preço e o design do carro”, finaliza Wesley.