Geral

As transferências feitas pelo Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 aumentaram consideravelmente neste início de 2021. De janeiro para fevereiro foram de 83 para 143 (72%) e em março para 300 (109%). A movimentação destes pacientes representou 15,7% de todos os atendimentos do Samu no Sudoeste em março.
A coordenadora do Samu, Kelly Cristine Custódio dos Santos, diz que a pandemia do novo coronavírus impactou em um aumento na média geral das ocorrências. “As ligações até diminuíram, mas aumentou o envio de ambulâncias”, conta.
Se comparar com o mês de março do ano passado ocorreram agora 5.355 ligações (-2,5%) e 1.909 ocorrências (+3,8%). Além disso, a equipe do Samu, composta por 351 funcionários, registrou 53 (15%) deles positivados com a Covid-19.
Além de atuar no Samu, boa parte da equipe, formada por técnicos de enfermagem, tem outros empregos em hospitais e UPAs da região, por isso estão na linha de frente contra a Covid-19 duplamente. “Nenhum dos nossos ficou grave e teve que ser internado”, comenta Kelly. De acordo com ela, agora todos já estão vacinados e a maioria da equipe com a segunda dose já aplicada.