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Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Trecho de Palmas da PR 280 já está com contrato assinado; conclusão em 15 meses

Entre Francisco Beltrão e Pato Branco (terceiras faixas) o processo está em finalização e deve começar neste semestre.

O projeto do Contorno Noroeste aponta que pelo menos seis mil veículos devem transitar por dia nesse trecho após a sua inauguração.

O contrato para a revitalização da PR 280 entre Palmas e Horizonte, trecho de 60 quilômetros, foi assinado com o Consórcio Sanches Tripoloni/Consol, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda. O valor ficou na casa de R$ 107,4 milhões.

A obra foi licitada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação integrado, em que o mesmo contrato contempla a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia, e execução dos serviços da obra. Durante os primeiros meses o consórcio irá elaborar os projetos. O prazo de execução é de 15 meses — ou seja, aí pelo começo do segundo semestre do ano que vem, agosto ou setembro.

Beltrão e Pato Branco
O DER está concluindo a licitação de obra de terceiras faixas em segmentos críticos no restante da PR-280, no trecho entre os dois maiores municípios, Francisco Beltrão e Pato Branco. Além das melhorias no asfalto, reivindica-se a feitura de terceiras faixas, incluindo em União da Vitória e no trecho entre Palmas e Marmeleiro. A homologação do resultado da licitação deve ser publicada nos próximos dias, e daí tem início os trâmites internos para assinatura de contrato.

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A pavimentação da PR entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares está avançada, com os trabalhos concentrados agora na sinalização e serviços complementares. Ela deve ser entregue já nos próximos meses.O Contorno Noroeste de Pato Branco teve o lote 01 concluído no final do ano passado, ligando as rodovias BR-158 e PR-493.


Fim de um pedágio, início de outro

O novo modelo de concessão de pedágios no Paraná prevê a implantação de novos pedágios em rodovias estaduais e federais.

O atuais contratos com as concessionárias, do chamado Anel de Integração, terminam em novembro de 2021. O Governo Federal tem informado que há estudos para um novo modelo de pedágio.

O Paraná tem atualmente 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas. A nova concessão deve ficar em 3,8 mil quilômetros
Segundo a proposta, os novos trechos que serão pedagiados são:
PR-280 – entre Francisco Beltrão, Pato Branco.
PR-323 – Maringá e Guaíra.
PR-092 – Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina.
BR-453 – Santo Antônio da Platina e Ibaiti.
PR-445 – Mauá da Serra e Londrina.
BR-163 – Guaíra, Cascavel e Barracão.

Contorno Noroeste de Francisco Beltrão
Os serviços da implantação do Contorno de Francisco Beltrão — o Contorno Noroeste, popularmente designado como da Sadia à Bica D´água, com pouco mais de cinco quilômetros — estão em andamento, com a execução de três novos viadutos e de uma ponte sobre o Rio Santa Rosa. A obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2022.

Sobre essa obra, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) sempre faz questão de destacar que “a expectativa é de que esse contorno represente para o município os mesmos ganhos da estruturação viária dos anos 2000, que permitiu a construção do Hospital Regional e de uma extenção do campus da Unioeste, fora do eixo central, como o Centro Regional de especialidades”.

O projeto do Contorno Noroeste aponta que pelo menos seis mil veículos devem transitar por dia nesse trecho após a sua inauguração.

O contorno vai retirar o trânsito pesado, e de cargas vivas, de dentro da cidade, da frente de hospitais, escolas, vai melhorar a qualidade de vida de Francisco Beltrão.

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