20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Turismo: Amizade de intercâmbio trouxe austríaca para Francisco Beltrão

 

 Lisa Kammerer sugere visita à Áustria para aproveitar as estações de esqui.

 

Durante intercâmbio do Rotary no Canadá, a beltronense Victória Flessak Bottin e a austríaca Lisa Kammerer se conheceram. No período de julho de 2012 a julho de 2013, elas participaram juntas de atividades no Distrito 7090, e a amizade permaneceu mesmo com a volta para casa. 
Um ano depois do intercâmbio, como prêmio de comemoração do término do Ensino Médio, Lisa ganhou dos pais a viagem para visitar a amiga no Brasil, enquanto o resto da sua turma foi para a Turquia. 

- Publicidade -

Lisa tem 17 anos e gostaria de conhecer o Rio de Janeiro, porém sua mãe não permitiu. Por outro lado, a família de Victória a levou para conhecer diversos locais, como as praias de Santa Catarina, Curitiba e, antes de terminar os 20 dias de viagem, ela irá conhecer as Cataratas do Iguaçu. 

A austríaca escolheu vir ao Brasil no nosso inverno, pois as temperaturas são semelhantes ao verão deles. A Áustria é um pequeno país que faz divisa com Alemanha, Itália, República Tcheca e Hungria, onde os invernos são rigorosos, sendo que um dos principais atrativos turísticos do local é a prática de esqui nos alpes. 

Comida conquistou Lisa
Muitas diferenças entre o Brasil e a Áustria, ou da cidade de Lisa, Krems an der Donau e Francisco Beltrão. Ela percebeu que aqui as pessoas são mais comunicativas e amigáveis. “Todos dizem olá e perguntam como você está. Na Áustria as pessoas são mais reservadas e fechadas”, comenta Lisa, que diz que, por outro lado, lá é mais fácil saber em quem não se pode confiar, já que aqui todos são muito gentis. 

Outra diferença é a comida. Lisa ressalta que aqui se come muita carne, diferente de lá. “Adorei a comida, é diferente, mas gostei. O prato tradicional da Áustria é o schnitzel (um empanado de um pedaço fino de vitela servido com batatas). Adorei as frutas, são muito deliciosas e aqui tem muitas plantas diferentes, adoro ver a paisagem”, relata a visitante. 

Victória e o pai, Vilmar Bottin, com a austríaca Lisa. 

 

 

Segurança
Lisa diz que as festas também seguem ao longo da madrugada, como no Brasil, mas que, diferente daqui, eles voltam a pé e sozinhos para casa, às 4h da manhã, sem problemas. “Aqui parece ser mais perigoso. Lá as pessoas maldosas não são seus amigos. Aqui é mais difícil saber, pois todos agem como conhecidos”, compara. 
Sugestão de Lisa para turismo na Áustria
Lisa Kammerer sugere uma visita à Áustria durante o inverno, entre dezembro e março, para aproveitar a temporada de esqui nas montanhas. Para quem não gosta do frio, ela indica as trilhas no verão. “Há um barco que percorre toda a Áustria, pelo Rio Donau, e termina a viagem no Mar Negro, na Romênia. É uma forma de conhecer várias cidades e outros países da Europa”, indica. 

 

Lisa e Victória em passeio nos Estados Unidos, no Monte Rushmore,
onde estão esculpidos os rostos de quatro presidentes
americanos:  George Washington,  Thomas Jefferson,
 Theodore Roosevelt e  Abraham Lincoln. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques