A Agroplan se especializou na gestão documental para propriedades rurais e simplificou a busca por certidões e declarações na hora de financiar

CAR, ITR, DAP, CCIR, DLAE, LAS, CND… São siglas que tiram o sono de muitos produtores rurais no momento da contratação de crédito para financiamentos agrícolas ou pecuários. A dificuldade de encontrar as certidões e documentos — que demanda busca em cartórios, internet e órgãos públicos — fez surgir um novo serviço na região. A Agroplan, de São Jorge D’Oeste, é uma das primeiras empresas a oferecer a gestão documental, que simplifica a burocracia de projetos agrícolas.
“O serviço de gestão documental surgiu a partir da necessidade que muitos dos clientes tinham e hoje é nosso grande diferencial. Com isso, o produtor vem até nós somente com a intenção de crédito e a emissão de todos os documentos e certidões, inclusive com atualização, é feita por aqui. Isso significa que financiamento vai ser liberado muito mais rápido e a contratação de crédito se torna mais simplificada”, detalha a engenheira agrônoma Juliana Camila Debortoli, sócia-proprietária da Agroplan.
A Agroplan foi criada em 2017 a partir de uma parceria da JCD Engenharia com a Cooperativa Sudetec e inicialmente atuava somente com projetos agrícolas e algumas instituições financeiras. Com o tempo, o leque de serviços e de bancos e cooperativas parceiros aumentou.
“Nosso maior intuito é facilitar a vida do produtor na contratação de crédito junto às instituições financeiras, escolhendo os melhores programas e taxas de juros para cada empreendimento rural. Sabemos que a produção atual demanda alta tecnologia e tem sido comum a aquisição de máquinas e equipamentos, melhoria da atividade como construção de compost barn, free stall e aviários, também buscamos crédito para investimentos em energias renováveis, como fotovoltaica. Além dos créditos de investimento, é possível custear a produção leiteira e de gado de corte, bem como cultivos agrícolas’’, comenta o técnico agropecuário Edemar Roos, sócio-proprietário da Agroplan.
Perícias, licenciamento e assistência
Hoje, além dos projetos e gestão documental, a empresa também trabalha com perícias de Proagro. “Atuamos como peritos há mais de cinco anos na região e, com isso, conseguimos oferecer uma avaliação mais assertiva conforme cada pedido”, comenta Juliana. A Agroplan oferece ainda o encaminhamento de licenciamento ambiental agrícola e para atividades urbanas e atende diversos municípios da região com a assistência técnica.