Bruna Schmatz, produtora de moda, colaborou com a escolha dos lenços e turbantes, mas procurou valorizar a calvície, causada pelo tratamento desta doença.

“O que mais impressiona é a força de cada uma e o apoio da família para superar isso”, define Rafael Mello, idealizador da campanha que valoriza a autoestima de pessoas que têm ou tiveram câncer. Ele comenta que foram quase dois meses de trabalho, para conhecer a história de cada participante, e já planeja uma segunda edição.

“Declare seu amor por você mesma”.
Além das fotos e vídeo da campanha, os 52 participantes ganharam maquiagem, presente da grife catarinense Daniela Tombini e da Atrevida Moda Íntima, brindes do comércio local e estatueta da campanha. Eles também receberam orientações das voluntárias da ONG Mão Amiga; dos doutores Daniel e Cintia Rech, do Ceonc (Centro de Oncologia) de Beltrão; e da Liga de Oncologia da Unioeste.
“Declare seu amor por você mesma” aconteceu no Kasa Nostra, um dos parceiros da campanha. Vovó Olívia Arend, 78 anos – 22 de Kasa Nostra -, comemora que felizmente não teve esta doença.
“Coisa linda este evento, ajudar essas famílias. Quero continuar trabalhando, ajudar o neto Alexandre e a filha Maria Rose a produzir, mas sem sentir dor”, diz dona Olívia, que na última semana teve dores nas costas. No restaurante, ela ajuda na produção de sucos e massas.

com bom humor e posou para as fotos.
Assumir a careca
Bruna Schmatz, produtora de moda, colaborou com a escolha dos lenços e turbantes, mas procurou valorizar a calvície causada pelo tratamento do câncer. “É um processo difícil assumir a careca, então às vezes parece uma imposição usar peruca ou lenço. É uma evolução espiritual quando as pessoas se aceitam”, afirma. Marilene de Gois assumiu a “carequice” com bom humor, num registro do fotógrafo Rafael e do cinegrafista Vinícius Roberto Silva. É o caso também de Maria Regina da Silva Flach, 44, diagnosticada com câncer de mama em janeiro. Ela está na metade do tratamento de quimioterapia.
Autoestima
“No processo em que estão, algumas mulheres acabam deixando de lado a vaidade, até pela dor que estão passando. A autoestima é muito importante”, enfatiza Jessíca Pereira, da equipe do Studio Rafael Mello. Este foi um dos objetivos da campanha, que procurou destacar os pontos positivos, apesar do sofrimento do câncer.