A entidade mais uma vez vai estar na carreata orientando o trânsito.

A Guarda de São Cristóvão de Francisco Beltrão está comemorando seis décadas de serviços à comunidade. Devido à pandemia do coronavírus, a data será celebrada apenas com uma missa solene na Igreja Matriz Cristo Rei, do Bairro da Cango, neste domingo, às oito da manhã. “Vamos participar e agradecer a Deus por estes 60 anos e por estas coisas bonitas que têm acontecido”, destaca Adão Carvalho.
A Associação conta com 19 homens e oito mulheres e é presidida pelo servidor público aposentado Adão Carvalho. Ele está no sexto mandato consecutivo à frente da guarda e há 32 anos é voluntário.
Ao avaliar as mais de três décadas na entidade, seu Adão, que é morador do Bairro da Cango, comenta que “esse tempo foi de muito aprendizado, uma vida social e comunitária, em que a gente aprendeu a trabalhar para valorizar o ser humano; é um trabalho muito gratificante, visto que quando a gente vai fazer alguma coisa, nunca sabe pra quem vai fazer. O que a gente tem que ter é a disponibilidade de ajudar o próximo, independente de quem seja. O importante é que a gente seja chamado, com tempo de praticar esse trabalho”.
[relacionadas]
Adão fala também do trabalho de disciplinar os estacionamentos em festas e outros eventos. “A gente não conhece, quando o carro tá chegando, porque normalmente tá com vidro fumê, a gente não vê quem está lá dentro; então a gente faz um trabalho totalmente sem direcionar pra quem quer que seja, o importante é fazer a coisa de forma organizada”.
As atividades externas que a entidade realiza, como assistência em velórios – carregar os caixões –, orientar o trânsito ou coordenar estacionamento em eventos diversos deixou de ser feito devido à pandemia. “Praticamente nesse tempo de pandemia a nossa atividade parou. Por exemplo, nos casos de sepultamento a gente não tem participado, visto que a recomendação da saúde pública é de evitar a aglomeração, e o nosso pessoal é de idade. Mas agora estamos praticamente todos vacinados e imunizados; por isso, na medida do possível, a gente vai retornando. E outras promoções [que eram realizadas], a grande maioria parou, então o nosso serviço, nestes últimos tempos, tem sido muito reduzido”.
Festival de Pizzas
Nos dias 9 e 10 de julho, a Guarda de São Cristóvão promoveu o 2º Festival de Pizzas. Mais de 1.900 pizzas foram vendidas e entregues para as famílias beltronenses. A Guarda também auxiliou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Casa Apoio Irmão Cirilo, Amarbem, Casa de Caridade Santa Rita de Cássia e Grupo Mão Amiga.
Carreata
Domingo, os integrantes da Guarda participam da carreata e bênção de São Cristóvão, organizada pela Associação dos Motoristas. O veículo da entidade vai fazer o serviço de batedor.