16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Umas e outras

Umas e outras


As escolas estaduais e municipais de Francisco Beltrão promovem hoje, às 11 horas, no Calçadão, um ato público pela paz. Vários estudantes estarão participando do evento e se posicionando contra a guerra que envolve Estados Unidos e Iraque.


O vereador e presidente do PMDB de Marmeleiro, Rosalino Flores, esteve nesta semana em Curitiba, em audiência com Caíto Quintana, na Casa Civil. Em pauta, assuntos internos do partido e a reivindicação de telefonia celular para o município.


Em maio o PMDB de Marmeleiro estará organizando um grande ato político ? com Caíto, inclusive ?, com filiações e confraternização. Especula-se que será a arrancada do partido visando a organização para a campanha política do ano que vem.


A Comissão de Direitos Humanos apresentou quarta-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, moção de desagravo pela morte dos onze jornalistas que cobriam o conflito entre Estados Unidos e Iraque, na terça-feira, em Bagdá. Os parlamentares consideram que os assassinatos dos profissionais devem ser considerados crimes de guerra, e seus promotores, levados a julgamento pelo Tribunal Penal Internacional.


Segunda-feira, 7 de abril, a deputada Selma Schons (PT-PR) também fez um pronunciamento na Câmara Federal em apoio à campanha dos jornalistas.


O deputado federal Oliveira Filho, presidente do PL no Paraná, fez um pronunciamento nesta semana, na Câmara dos Deputados, em apoio a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo.


O ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, afirma que não se intimida em expressar sua opinião favorável ao cultivo dos transgênicos no Brasil. Sabe-se que no governo Lula há um movimento radicalmente contra os transgênicos.


Furlan diz que o Brasil é “o último dos moicanos” no mundo a perder mercado. “Minha posição é muito pragmática. O Brasil não pode ficar atrasado em relação ao resto do mundo em termos de evolução científica. Não faz nenhum sentido isso [proibição do plantio e comércio]. Não podemos ser o último dos moicanos, deixando o mercado para os demais países produtores”, diz.


Amanhã o PT de Francisco Beltrão promove um café da manhã com empresários, no hotel Cristal, no centro da cidade. Em debate, colocar o mandato da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) como interlocutor de reivindicações.


O ministro Maurício Corrêa, 68, foi eleito quarta-feira o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele substituirá Marco Aurélio de Mello em 5 de junho e ficará no cargo por 11 meses, até se aposentar em 9 de maio de 2004, quando completa 70 anos.


Mineiro de São João do Manhuaçu, ele foi o único ministro do STF indicado pelo ex-presidente Itamar Franco ? tomou posse em 1994. Antes, presidiu a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 1979 a 1986, elegeu-se senador pelo PDT-DF em 1986 e foi ministro da Justiça no governo Itamar em 1992. Em 2001, presidiu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por quatro meses.


O ministro Nelson Jobim, conduzido ao STF pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1997, foi eleito vice-presidente e sucederá Corrêa em junho de 2004 para permanecer no cargo até 2006.


Augustinho Zucchi (PDT), juntamente com o presidente da Associação Paranaense dos Engarrafadores de Vinhos, Giorgeo Cruif Zaniorenzi, participou esta semana de uma audiência com o secretário estadual da Fazenda Heron Arzua. O assunto foi o pedido de redução do ICMS do vinho.


Na semana que vem a pauta da Assembléia Legislativa será mais enxuta, mesmo assim o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) vai a Curitiba para continuar os trabalhos da CPI do Pedágio, que está em fase de análise dos documentos e de tomada de depoimentos.


O vice-prefeito de Beltrão Wilmar Reichembach (PSDB), juntamente com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Paulino Pietrobom, e do presidente da Câmara de Vereadores Irineu Wessler (PTB) participam neste final de semana da 43ª Exposição de Londrina.


Pesquisa Datafolha sobre os 100 dias de Lula (PT): 43% ótimo/bom; 40% regular; 10% ruim/péssimo; 7% não sabe.


Os principais problemas: 31% desemprego; 22% fome/miséria; 18% violência/segurança; 6% saúde.


Melhor desempenho: 38% combate à fome; 4% educação, 3% saúde; 3% economia.


Pior desempenho: 13% desemprego ; violência/segurança 12%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques