16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Umas e outras

Umas e outras


Uma falha aconteceu na legenda da foto do dia 16, quarta, neste espaço. Na reunião da Sinvespar foi esquecido o nome do secretário da Indústria e Comércio de Pato Branco, o ex-deputado estadual Zé Rogério, que está bem no meio da foto.


Leones Dalla’Agnol, chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), entregou ao ministro da Saúde Humberto Costa a lei que cria o Hospital Regional do Sudoeste ? de autoria de Luciana, em 2001.


Segundo Leones, o ministro disse que o governo vai ser parceiro nesta obra e que vai fazer um estudo para ver se há possibilidades de liberar recursos para a implantação do HR ainda neste ano. Caso isso não seja possível, será disponibilizado para o próximo orçamento da União.


A enquete do jornaldebeltrao.com.br foi respondida por 108 pessoas. Foi sobre que presente o pessoal gostaria de ganhar na Páscoa. Venceu chocolate (45%), depois flores (17%), CDs (16%), nenhum presente (13) e bebidas (9%).


A nova enquete especula sobre o paradeiro de Sadam Hussein. Clique e vote.


Sexta tem palestra no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão. O tema “A Arte de Vender ? Como Encantar o Cliente” será apresentado por Francisco Mafioleti. O ??público alvo?? da palestra são empresários e funcionários que atendem o público.


Na semana que vem o prefeito de Beltrão Vilmar Cordasso (PP) deve ir a Curitiba. A idéia do prefeito é ter uma posicão oficial do governo do Estado sobre as obras inacabadas do governo anterior.


Cordasso lembra que muitas obras paralisadas são de caráter ??extremamente social?? ? como calçamento, por exemplo.


Uma obra que certamente estará na pauta do prefeito beltronense é o contorno leste ? da Água Branca ao trevo de Itapejara. Esta obra começou no meio do ano passado e foi interrompida em 17 de outubro, por decisão do governo de Jaime Lerner (PFL). Na época a paralisação era de quatro meses ? até 17 de fevereiro.


Até agora não se sabe quando o contorno será retomado. Mas tudo leva a crer que será, sim, dada sua importância para o município e região.


Sérgio Galvão, no PTB desde 1992, e atual secretário do Urbanismo de Francisco Beltrão, pode trocar de sigla.


Sérgio ainda não foi convidado oficialmente por nenhum outro partido, mas ele não estaria à vontade no PTB.


No início era piada, mas cada vez mais se confirma que a maior oposição a Lula está no próprio partido ? o PT. Pesquisa da Folha de S. Paulo neste fim de semana, com a bancada do partido, deu que 60% dos 92 parlamentares da sigla são contra a contribuição dos inativos.


Automonia do Banco Central tem a oposição de 54%. Único ponto em que a maioria da bancada está de acordo com o governo Lula é sobre a CPMF permanente ? 61% são a favor.


Depois das propostas de reformas tributária e previdenciária, que devrão ser entregues neste mês, o governo começará a tratar das duas outras: trabalhista e política.


Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras oito cidades pleiteiam abrigar as olimpíadas de 2012 ? Havana (Cuba), Istambul (Turquia), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Moscou (Rússia), Leipzig (Alemanha), Nova Iorque (EUA) e Paris (França).


A luta por São Paulo uniu município e Estado. A secretária municipal dos Esportes Nádia Campeão e o secretário estadual dos Esportes Lars Grael estão trabalhando na mesma estratégia para convencer o Comitê Olímpico Internacional. A decisão final será em julho de 2005.


Domingo tem eleição na Argentina. Dos 19 candidatos a presidente, cinco são os principais: Carlos Menem (Partido Justicialista), 73 anos, com 20%; Néstor Kirchner (também do Partido Justicialista), 53 anos, 18%; Adolfo Saá (outro do Partido Justicialista), 56 anos, com 16%; em quarto lugar, uma mulher, Elisa Carrió (Argentina para uma República de Iguais), 47 anos, 12%; e em quinto Ricardo Murphy (Movimento Federal Recriar), 52 anos, também com 12%.


Os três primeiros, do peronista PJ, se dividiram em três subgrupos, conforme a lei permite. Menem é da Aliança Frente pela Lealdade; Néstor é da Aliança Frente para a Vitória; e Saá é do Movimento Nacional e Popular.


A eleição só será de presidente. Deputados e senadores vão às urnas em setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques