Umas e outras
O presidente do PDT de Renascença é o vereador Gilmar Schimit. Na edição do dia 20 de julho o Jornal de Beltrão publicou equivocadamente que o presidente seria o ex-vereador Miguel Schimit.
O lançamento da candidatura de Carlos Alberto Guollo (PPS) à prefeitura de Renascença será hoje às 20 horas na Associação dos Funcionários Municipais.
Em Beltrão, Luciana Rafagnin (PT) lança sexta-feira seu plano de governo, com café da manhã na AABB.
O deputado federal Nelson Meurer (PP) aproveita esta última semana do recesso parlamentar na Câmara Federal para intensificar seus contatos com prefeitos, tratando sobre projetos e convênios.
Meurer tem participado de encontros políticos, com o lançamento de candidaturas. Hoje, por exemplo, será em Ampere ? Rui Luquini (PFL), na AABB às 20 horas ? e amanhã em Marmeleiro ? Magda Bandeira (PP) às 20:30 no ginásio Vilnei Pires.
O vereador Tarcízio Sartori (PFL), 2º secretário da Câmara de Barracão, assumiu segunda-feira, 26, a administração municipal até o dia 5 de agosto, uma quinta-feira. A juíza Branca Bernardi havia assumido o cargo de prefeita, pois o prefeito Joarez Henrichs (PFL) se licenciou por 15 dias. O vice-prefeito, o presidente da Câmara, o vice-presidente e o 1º secretário são candidatos às eleições e não puderam assumir o Executivo.
Junto com o PC do B, PL, PTB e PT ? todos da base governista ? foram os que mais cresceram em relação a número de candidatos a prefeito de 2000 a 2004. Os liberais tiveram 608 candidatos em 2000, agora têm 1.500. Os trabalhistas tiveram 1.078, agora estão com 2.300. E os petistas saltaram de 1.316 para 2.200.
O PP, também da base de apoio a Lula (PT), saltou de 1.410 para 1.900 candidatos. O PDT pulou de 905 para 1.200 e o PFL de 2.303 a 3.500.
O PMDB em 2000 foi o partido que mais lançou candidatos a prefeito: exatos 2.846. Até o momento, porém, a executiva nacional da sigla não tem o número projetado para este ano.
Datafolha em Fortaleza: Inácio Arruda (PC do B) 28%, Moroni Torgan (PFL) 23% e Antônio Cambraia (PSDB) 21% formam o bloco da frente. Lá atrás Luizianne Lins (PT) 3%, Heitor Férrer (PDT) 3%, Aloísio Carvalho (PMDB) 2% e mais cinco candidatos com 1% ou menos.
Na verdade há empate técnico entre os candidatos do PC do B, PFL e PSDB porque a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.