17.8 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Umas e outras

Umas e outras

A diretoria da Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão) acertou com as coordenações dos três candidatos a prefeito de Beltrão a realização de Tá-na-mesas para que eles possam apresentar suas propostas de governo aos empresários.


Dia 18, quarta-feira, Jocemar Madruga (PC do B) vai expor seus planos, dia 25 Luciana Rafagnin (PT) e dia 1º de setembro Vilmar Cordasso (PP).


A coligação do PL, PSB e PSDB de Realeza estréia o programa gratuito terça-feira no município, às 7. Depois é o PT, depois o bloco PMDB-PTB, depois PHS-PP-PFL e por fim PDT-PPS.


Os candidatos a prefeito ? Leandro Sassi (PPS), pela situação, e Eduardo Gaieviski (PT), pela oposição ?  formam o bloco majoritário a partir de quarta-feira. O pepessita terá 42 minutos diários; o petista 18.


Caíto Quintana (Casa Civil) está no Hospital Angelina Caron, em Curitiba, onde passou por procedimento de angioplastia.


Amanhã em Marmeleiro acontece o lançamento da candidatura de Valmor Felipe (PFL) a prefeito. Será às 20:30 no ginásio São Judas Tadeu (bairro Ipiranga), com show, depois, com Adrian e Adriel.


Os outros candidatos de Marmeleiro, o prefeito Juvenal Ghetino (PSDB) e a oposicionista Magda Bandeira (PP), já fizeram seus atos de lançamento.


A Comissão de Educação do Senado aprovou terça-feira, 10, o parecer sobre o projeto de lei de Biossegurança apresentado pelo Senador Osmar Dias (PDT), que dá amplos poderes para a CTNBio liberar, além de pesquisas, também o uso comercial de organismos transgênicos sem a obrigatoriedade da realização de estudos prévios de avaliação de riscos à saúde e ao meio ambiente. A notícia é da campanha Por um Brasil Livre dos Transgênicos.


O Datafolha apontou que o candidato do PSDB, José Serra, teve o desempenho mais bem avaliado no debate entre os eleitores que assistiram ou ouviram ao programa na TV Bandeirantes, transmitido na quinta-feira passada. Nesse grupo, 50% consideraram sua performance boa ou ótima.


Paulo Maluf (PP), que protagonizou os momentos mais cômicos do debate, foi visto como bom ou ótimo por 42% dos que acompanharam o programa. Marta Suplicy (PT) foi avaliada assim por 38%, e Luiza Erundina (PSB), por 37%.


O pior desempenho entre os principais candidatos foi de Maluf. Para 28% dos que assistiram ou ouviram, o ex-prefeito foi ruim ou péssimo. Assim avaliaram o desempenho de Marta 26%. Erundina foi mal para 18%, e Serra, para 10% dos ouvintes e espectadores do debate da rede Bandeirantes.


Quando a análise do desempenho vai para o boca-a-boca e inclui também os que apenas ouviram falar do programa, Serra ainda fica como o mais bem avaliado, mas muito mais perto de Marta e Maluf. O desempenho do tucano é visto como bom ou ótimo por 36% nesse caso. Marta recebe 31% de avaliação positiva, e Maluf, 30%.


Não são só Caito Quintana (Casa Civil) e o deputado federal Nelson Meurer (PP) que têm uma agenda eclética no Sudoetse ? como foi exemplificado aqui quarta-feira ?, apoiando várias coligações de partidos diferentes dependendo do município em questão. O deputado federal Assis Couto (PT) também não prima pela coerência. Em Beltrão e Ampere, Assis e Meurer estão em palanques separados, mas em Marmeleiro e Capanema estão juntos.


Caíto e Assis estão juntos em Dois Vizinhos, mas separados em Coronel Vivida; juntos em Salgado Filho, mas separados em Planalto.


A rigor, PMDB e PP fazem parte da base aliada do governo do PT no Congresso Nacional. Pelo menos até o início de 2006 deve ser assim. Na sucessão de Lula o apoio vai depender das amarrações políticas. O vice de Lula, José Alencar (PL), deve ser substituído. A vaga deverá ser disputada pelos aliados. Neste aspecto, o governador Requião (PMDB) é um pré-candidato a vice, como o ministro Ciro Gomes, do PPS.


A oposição a Lula deve se articular em torno do eixo PSDB-PFL, com Geraldo Alkcmin ou Cesar Maia como candidatos. O PMDB, claro, se for para a oposição (derrotando a posição de Requião), pode lançar Anthony Garotinho à Presidência. Ou Garotinho volta para o PDT no ano que vem e se viabiliza como candidato em 2006.


O cenário de 2006 poderá ter, então, Lula, Garotinho e Alkcmin (ou Maia) na corrida presidencial ? além de Heloisa Helena, que deve ser candidata pelo PSOL.


Requião, se não for vice de Lula, poderá ser candidato à reeleição, ou tentar uma vaga no Senado ? em 2006 será apenas uma vaga.


O PT do Paraná poderá apoiar Requião ou lançar Jorge Samek. Osmar Dias (PDT) deve disputar o governo, com o apoio do PSDB, PP e PFL.


Reportagem da Zero Hora de quarta-feira mostrou que a Câmara de Vereadores de Alto Feliz (município gaúcho de 3 mil habitantes) não tem assessores e o trabalho burocrático é todo feito pelo presidente da casa. Cada parlamentar ganha R$ 500 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques