19.5 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Umas e outras

Umas e outras

Saiu errado ontem, na página 3, o nome do candidato a prefeito de São João. Em vez de Clóvis Cucolotto foi publicado equivocadamente Renato Cucolotto ? um ato falho com o nome do candidato adversário, Renato Canan.


Clóvis Cucolotto (PPS) e Renato Canan (PMDB) lideram duas coligações. Pela situação, o PPS encabeça a aliança ??São João para todos??, que tem ainda PFL, PDT, PSB, PP, PT e PSDB. E pela oposição, o PMDB encabeça a aliança ??Por um São João melhor??, que tem também PTB e PV.


Já são dois os prefeitos que disputam a reeleição que se licenciaram de seus cargos. O primeiro foi o prefeito de Nova Prata, Jair Morgan (PMDB), há duas semanas. Nesta semana o prefeito de Ampere, Roberto Dettoni (PMDB), também. Ambos ganham mais tempo para se dedicar à campanha eleitoral.


O contabilista Rui Luquini (PFL), candidato a prefeito pela oposição em Ampere e seu vice, o ex-prefeito Nelson Parizotto (PFL), continuam o giro pelas comunidades rurais para conversar com as famílias de agricultores e aos sábados e domingos visitando as casas. ?Estamos indo de porta em porta?, diz Rui.


Em Nova Prata, a oposição também está ??de porta em porta?? na campanha, com Rubem Foleto (PDT) candidato a prefeito e Charles Tomazi (PSDB) a vice.


Filiados e lideranças da coligação situacionistas em Verê estão empolgados com a campanha do candidato a prefeito Nery Miola (PDT). Domingo, 29, às 19 horas, acontece um showmício com a banda Anjos do Hanngar. A aliança é formada, ainda, pelo PMDB, PPS e PT.


A oposição em Verê também vai promover seu showmício às 19 horas de domingo, para a juventude. O evento acontecerá em frente ao Posto Planalto, com a presença do candidato a prefeito Antoninho Beal (PTB). Em Verê, o PTB, PFL, PP e PSDB estão juntos na campanha de Antoninho.


A coligação oposicionista em Salgado Filho, liderada pelo candidato Beto Arisi (PPS), é formada também pelo PMDB, PFL, PDT e PT. Pela situação, Amarildo Smaniotto (PP) tem o apoio do PSDB.


Em Itapejara D´Oeste o prefeito Leonardo Gritti (PDT) está engajado na campanha do candidato situacionista à prefeitura, Agilberto Perin (PDT).


Agilberto realizaria reunião com os moradores da comunidade de Luiz Costa na noite de ontem e amanhã tem encontro com os moradores de Salto  Grande. Os candidatos situacionistas já se reuniram com os moradores das linhas São Pedro, Gavião e Santa Bárbara. Integram a coligação situacionista também o PSL, PFL e PP, com o apoio do PSDB.


Candidato da oposição, Celito Beviláqua (PMDB) já está distribuindo o plano de governo da coligação ??Itapejara para todos??, formada também por PT e PPS. Ontem ele esteve na comunidade do Gavião, e hoje a reunião será na comunidade do Ipiranga. E domingo à noite um showmício na praça, com a presença de deputado do PMDB e PT.


A Câmara realizou terça-feira, 24, sessão solene para lembrar os 50 anos da morte do ex-presidente da República Getúlio Vargas, que se suicidou na madrugada de 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. O deputado Chico Alencar (PT-RJ), um dos autores do requerimento para a realização da sessão, afirmou que a morte de Getúlio Vargas adiou por 10 anos o golpe militar no Brasil. Para o deputado, a Câmara, ao lembrar a morte de um líder, traz uma importante parte da história política brasileira. ?Sem memória, não há país, não há idéia de nação, não há sequer sociedade constituída. A emoção de recuperar um momento trágico em que um gesto letal, dramático, de absoluta força e de autodestruição teve um enorme conteúdo político, barrando o golpe daqueles que queriam destituir o presidente constitucionalmente eleito?.


Em Olinda (PE), duas mulheres polarizam a eleição. A atual prefeita Luciana Santos (PC do B), que lidera uma coligação que tem ainda PT, PDT, PCB, PL, PP, PTN, PT do B, e a ex-prefeita Jacilda Urquisa (PMDB), da coligação oposicionista que tem também PSDB, PFL, PV, PSDC, PSC, Prona, PRTB e PHS.


Os demais candidatos, solitários, pouco aparecem nas pesquisas: Ana Lins (PSTU), Armando Sérgio (PTC), Pedro Mendes (PSB), e Alf (PTB).


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que analisa com a cúpula do governo se irá se antecipar a uma possível convocação do Senado e se explicar aos senadores.  Os senadores querem convocá-lo para para depor sobre denúncias de irregularidades fiscais e patrimoniais.


Meirelles já foi, no início do mês, convidado para depor em duas comissões do Congresso: a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e a Comissão de Fiscalização e Controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques