12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Umas e outras

Umas e outras

O colunista social Reinaldo Bessa, da Gazeta do Povo, informou na semana passada que nesta semana o presidente Lula assina ?o decreto que transforma o Cefet em Universidade Tecnológica Federal do Paraná?. O anúncio deverá ocorrer em vista das comemorações da instituição. Na página 8 desta edição há uma matéria que fala sobre este assunto.


Pesquisa em Porto Alegre, Correio do Povo: Raul Pont (PT) 35%, José Fogaça (PPS) 19%, Vieira da Cunha (PDT) 10%, Onix Lorenzoni (PFL) 8%, Jair Soares (PP) 6%, Mendes Ribeiro (PMDB) 4%, Beto Albuquerque (PSB) 3% e Vera Guasso (PSTU) 1%.


Cascavel: Edgar Bueno (PDT) 31%, Renato Silva (PSDB) 26%, Lísias Tomé (PPS) 21% e Leonaldo Paranhos (PMDB) 8%.


Fortaleza: Antônio Cambraia (PMDB) 30%, Moroni Torgan (PFL) 22%, Inácio Arruda (PC do B) 20% e Luizianne Lins (PT) 7%.


O Detran/PR exonerou outros três chefes de ciretrans, também envolvidos em irregularidades operacionais. Foram exonerados Eduardo Arjona Simões (Faxinal / 50ª Ciretran), Robson Luiz Martelotti (Imbituva / 54ª Ciretran) e Sérgio José Zago (Coronel Vivida / 62ª Ciretran).


Diante do adiamento da votação da Lei de Biossegurança, que ocorreria dia 16 de agosto e que somente será votada em outubro, o senador Osmar Dias ( PDT), relator da matéria na Comissão de Educação e responsável pelos principais avanços na legislação que seria votada, está defendendo a edição pelo governo de uma Medida Provisória para regulamentar o tema. ?O calendário agrícola não depende do calendário do Congresso Nacional. Os agricultores brasileiros, especialmente os do Sul do país, estão sem saber o que fazer. Milhares de produtores estão em situação extremamente complicada e delicada?, afirmou Osmar.


O senador paranaense lamentou que alguns senadores não tenham entendido a urgência de votar o projeto. ?Depois de seis meses de trabalho, de reunirmos toda a comunidade científica do país, pesquisadores de todas as entidades do setor agropecuário e lutarmos muito para aprovar um projeto de lei que asseguraria o direito dos pesquisadores realizarem estudos e pesquisas sobre transgênicos e dos agricultores plantarem e comercializarem, desde que sob supervisão da Comissão Técnica de Biotecnologia e pelo Conselho Nacional de Segurança, o Senado deixa de votar o que traria uma solução definitiva para o problema?, criticou.


As jornalistas Eliane Cantanhêde, do jornal Folha de S. Paulo, e Tereza Cruvinel, de O Globo, se posicionaram contra a criação do Conselho de Jornalimso. Tereza disse que ?o governo se equivocou em mandar o projeto para o Congresso sem um debate prévio. Com sua mentalidade sindical, o Governo achou que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) representava a classe, o que não ocorre?, explicou.


Eliane disse que um olhar externo sobre o jornalismo não a incomoda, mas sim a criação de uma autarquia sob a responsabilidade do Governo. ?Nós queremos um jornalismo independente?, concluiu.


Eliane Cantanhêde e Tereza Cruvinel fizeram um ?mea culpa? e criticaram a forma com que a cobertura do Congresso Nacional é feita. ?Nós não descutimos temas que estão sendo debatidos no Congresso, mas sim brigas políticas e plenário vazio, esquecendo os assuntos que são importantes para a nossa sociedade?, disse Cantanhêde, acrescentando que o Congresso é muito mais que o Plenário. ?Esse mundo é muito maior do que o Plenário. Mais do que questões políticas, estamos discutindo a lei?, enfatizou.


Para Tereza Cruvinel apontou como o principal erro do jornalismo político o foco no jogo político e não na atividade-fim do Congresso. Em sua opinião, outros desvios de cobertura são a fiscalização mais intensa no Legislativo que nos demais poderes, o foco na elite parlamentar e o enfoque governista.


Eliane fez ainda uma crítica ao governo: ?o governo do PT tem uma dificuldade enorme de conviver com a imprensa?, afirmou, referindo-se às críticas de denuncismo que imprensa sofre.


Resultado da enquete do jornaldebeltrao.com.br sobre a definição dos eleitores. Foram 138 acessos. Cerca de 67% já escolheram os candidatos a prefeito e vereador; 17% escolheram prefeito, mas não vereador; 13% ainda não escolheram nenhum; e 3% já sabem quem quem votar para vereador, prefeito ainda não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques