Neste período de pandemia, a ênfase é para os cursos gratuitos a distância.
.jpg)
Ainda sem atendimento ao público, o Sest (Serviço Social do Transporte) Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte) analisa os cursos mais procurados na região. Ezidio Salmória Júnior, gestor da unidade local, destaca que, com o retorno dos cursos presenciais pós-pandemia da Covid-19, será possível trazer alguns cursos especializados regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), atendendo à demanda da região. “Todos com aulas presenciais, prática com veículo e também no simulador. Conforme a região demandar poderemos trazer os cursos de condução profissional no transporte para cargas, coletivo de passageiros, escolar, produtos perigosos e cargas indivisíveis.”
No futuro, devem ser ofertados cursos de aperfeiçoamento de motorista para condução econômica, segurança, manobra de veículo, cargas especiais e uso de tecnologias embarcadas (como usar o rastreador, telemetria, etc.). Segundo Ezídio, tendo maior atenção ao transporte, há interesse na oferta de cursos de direção defensiva, cobrador e despachante de transporte coletivo, arrumação e conferência de cargas.
“Também vamos customizar os cursos para atender às necessidades da educação corporativa das empresas da região, ofertando cursos de gestão de frota, noções de custos no transporte, auxiliar de operação de transportes, assistente de logística de transporte, entre outros.” Através de parcerias, também será possível trazer cursos de Normas Regulamentadoras, como NR10 / NR12 / NR20 / NR21 / NR33 / NR35.
O Sest Senat pode ainda desenvolver palestras e apresentações específicas para atender às demandas das empresas de transporte, pois possui infraestrutura para esses eventos de até 150 pessoas. A unidade local terá mais de 40 funcionários quando estiver com a capacidade total. Na área do Sest são prestados serviços de nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo, radiologia e psicólogo. Já o Senat é formado principalmente por instrutores de normas regulamentadoras, direção defensiva e direção econômica, por exemplo. O foco são profissionais do transporte e dependentes, mas a empresa ou o autônomo precisam estar cadastrados para ter direito aos benefícios oferecidos.
O Sest Senat tem mais de 150 unidades no País, sendo 12 no Paraná, das quais apenas a de Francisco Beltrão ainda não está em atividade. Até então, a unidade mais próxima era Vitorino.
Educação a distância
“Mesmo em meio à pandemia, não podemos parar de nos aperfeiçoar e para este momento, impossibilitados de nos reunirmos em sala de aula, o Sest Senat tem ofertado seus cursos de Educação a Distância (EaD)”, ressalta Ezídio Júnior.
São mais de 200 cursos de formação em várias áreas do conhecimento; todos os cursos do EaD são gratuitos.
As matrículas podem ser realizadas diretamente no endereço www.ead.sestsenat.org.br
O acesso pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de um computador ou celular com acesso à internet.