Geral

Na quarta-feira, 30, a direção do Centro Universitário Unisep, campus de Francisco Beltrão, homenageou dois de seus egressos pela excelente colocação estadual obtida no Prêmio Melhores TCC’s, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Com trabalhos defendidos em 2020, Deivid Júnior Fasolo conquistou o primeiro lugar na modalidade Agronomia e Rafaela Giachini da Silva obteve a terceira colocação na modalidade Engenharia Civil.
A 5ª edição do Prêmio Melhores TCC’s recebeu mais de 200 trabalhos em todo o Estado. Ao todo, 17 produções acadêmicas, em sete modalidades, foram destaque. A divulgação dos resultados foi dia 15 de junho. “A conquista de vocês é um orgulho para a Unisep e para toda a nossa região. Vocês deixaram para trás instituições renomadas e pós-doutores”, destacou o diretor de Planejamento, Itamar Vodzicki, durante a homenagem aos premiados.
Itamar também salientou a contribuição que os dois proporcionaram à ciência. “Podemos chamá-los de cientistas, pois vocês evoluíram a ciência. Depois de cinco anos estudando, o trabalho de vocês trouxe benefício para a sociedade, seja por proporcionar redução de custos, por aprimorar a utilização de tecnologia ou por apresentar uma nova técnica. É momento de vocês se perguntarem onde o potencial de vocês irá levá-los. Se conseguiram isso, vocês conseguem muito mais.”
Também estiveram presentes na homenagem o diretor-presidente da Unisep, Joseti Meimberg, a coordenadora de Engenheria Civil, Analice Pinzon Balena, e a diretora acadêmica do campus de Beltrão, Jéssica Miller. “Quando chega o momento de indicar um acadêmico pra um concurso, logicamente se pensa em escolher os melhores. Isso significa que, já na indicação, vocês estavam acima da média. Tenham certeza de que a trajetória de vocês passará a ser contada muitas e muitas vezes e enriquece a história da própria Unisep”, pontuou Jéssica.
Projeto premiado possibilita economia
Durante o evento, o diretor-presidente da Unisep, Joseti Meimberg, convidou os premiados a explanar sobre seus trabalhos de conclusão de curso. Rafaela Giachini da Silva foi a primeira a expor. “Meu TCC tratou da aplicação de uma plataforma tecnológica que é considerada o futuro da Engenharia Civil e da Arquitetura. Mas eu queria me desafiar e, em vez de usar na projeção de casas ou prédio, apliquei esse plataforma no projeto de uma usina hidrelétrica, que era o setor onde eu trabalhava na época.”A terceira colocada no ‘Melhores TCC’s’ contou que fez seus projetos utilizando tecnologia 4D, o que possibilita acompanhamento diferenciado da obra. “Com o projeto em 4D a gente podia entrar na Usina, ver como ela ficaria e, juntamente com isso, acompanhar o planejamento dela. Por exemplo, pelo projeto, a barragem vai estar construída no dia tal e no vídeo aparecia como estaria a barragem no dia determinado. Como uma usina custa milhões, um projeto como este economiza tempo e dinheiro”, frisou.
Gargalo regional motivou TCC de Agronomia
Deivid Júnior Fasolo, o primeiro colocado na modalidade Agronomia, usou como tema do seu TCC a silagem de milho. “A motivação veio do nosso envolvimento com a pecuária e silagem é um gargalo na nossa região, pois falta silagem de qualidade. Pra fazer o processo da nossa pesquisa, trabalhamos com vários grupos de bactérias, primeiro de maneira isolada, depois tentamos unir os grupos para ver se os resultados seriam mais satisfatórios. Os resultados foram muito bons”, afirmou.Ele adianta que seu próximo objetivo é publicar o estudo para disseminar a nova técnica para melhoria da silagem de provar a sua eficácia. “Já trabalho com assistência técnica no município de Salgado Filho e, com esses resultados, eu consigo convencer os produtores de que, com essa técnica, que proponho, é possível melhorar a qualidade da silagem e o resultado dos animais. O produtor tem resistência. Se não ver na prática, eles não acreditam”, finalizou
[banner=100079]
Coordenadores destacam importância da conquista
Para os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Analice Pinzon Balena, e de Agronomia, Flávio Daniel Szekut, a conquista evidencia a qualidade da instituição e o esforço e capacidade dos premiados e seus orientadores. “Essa premiação é fruto do resultado de cinco anos de muito estudo e dedicação. Ambos os alunos sempre foram os primeiros a participar e incentivar a realização de eventos, palestras e atividades extracurriculares fornecidas pelo curso”, lembra Analice. “A pesquisa é um dos pilares da formação de todo acadêmico e na Unisep levamos isso muito a sério. O prêmio Melhores TCC’s, do Crea, é muito importante para valorizar o trabalho desses acadêmicos e as pesquisas feitas nas universidades, fazendo com que o resultado desses estudos cheguem a quem realmente precisa. Pra nós é uma motivação e uma comprovação de que estamos no caminho certo”, acrescenta Flávio Daniel.
Premiação inédita
“Embora nos últimos anos a gente venha conquistando posições de destaque, é a primeira vez que conquistamos premiação em Agronomia e também é a primeira vez que um trabalho da região de Beltrão é premiado no Estado”, informa Diogo Artur Tocacelli Colella, gerente do Crea, regional Pato Branco, que abrange todo o Sudoeste. “Pra nós, essa premiação é uma honra; nos dá a certeza de que as instituições de ensino formam profissionais de qualidade, que irão tornar as profissões melhores e contribuir para o avanço da sociedade.”
Aplicabilidade é critério
Diogo Colella disse que a promoção do Crea recebe trabalhos de nível elevado e tem entre os critérios de avaliação a aplicabilidade e o impacto na sociedade. “A avaliação é feita por profissionais que atuam na prática e enxergam nesses trabalhos o conhecimento aplicado para melhoria da vida das pessoas através das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências”. Ele ressalta o papel da instituição de ensino. “Eles competiram com egressos de todas as demais instituições públicas e privadas do Estado. Os premiados, seus coordenadores e professores e a Unisep estão de parabéns.”