Geral

“Aperfeiçoamento constante não é uma escolha, é uma regra para quem busca se diferenciar no concorrido mercado atual”, afirma o diretor de planejamento da Unisep, campus de Francisco Beltrão, Itamar Vodzicki. O raciocínio feito por ele diz respeito às oportunidades de especialização que a instituição está oferecendo. Neste mês, três cursos de pós-graduação terão início: Farmacologia Clínica, Controladoria e Gestão Empresarial e Harmonização Orofacial.
[relacionadas]
Harmonização Orofacial
Oficializada em 2019 como especialidade, a Harmonização Orofacial permitiu que a odontologia saísse dos limites intrabucais, passando a cuidar da face como uma entidade total. “A finalidade é o resgate da estética, resgate de interferências estéticas provenientes do envelhecimento da face e ajuste de funções”, explica o coordenador da especialização, dr. Daniel Fangueiro.
Os métodos mais utilizados dentro da harmonização orofacial incluem o uso de toxina botulínica para fins funcionais e estéticos, uso de preenchedores faciais para resgatar volume e proporções e uso de bioestimuladores para combater o envelhecimento e estimular o colágeno, ozonioterapia, entre outros procedimentos estéticos.
Durante os 24 meses do curso — com início previsto para dia 28 —, serão abordadas capacitação teórica, laboratorial e prática clínica. “Com mais de 500 horas/aula, teremos bastante oportunidade para abordar a parte prática”, adianta o dr. Daniel Fangueiro.
Ele enfatiza que o fluxo de procura por tratamentos estéticos nos consultórios odontológicos aumentou muito a partir do momento em que a especialidade se consolidou.“O mercado está buscando profissionais especialistas. Atualmente temos apenas 53 cirurgiões-dentistas cadastrados no Conselho Regional de Odontologia do Paraná como especialistas, e 25 deles estão localizados em Curitiba. Isso se traduz numa ótima oportunidade para os profissionais do Sudoeste do Paraná serem pioneiros em Harmonização Orofacial”, conclui.
Farmacologia Clínica com ênfase em prescrição farmacêutica
Com início programado para dia 30 deste mês e voltada a profissionais farmacêuticos, biomédicos, dentistas e médicos, a pós-graduação de Farmacologia Clínica está em sua terceira turma.
É direcionada a aprimorar o conhecimento quanto aos aspectos clínicos e terapêuticos empregados na prevenção, promoção e recuperação da saúde e quanto às técnicas de prescrição farmacêutica. “A prescrição farmacêutica é a última conquista da população e dos profissionais de saúde. A aprovação da prescrição amplia o papel dos farmacêuticos, possibilitando atuação mais ativa na conduta terapêutica e na prescrição de medicamentos. Estabelecimentos com profissionais capacitados nesta área terão mais êxito na fidelização dos consumidores”, analisa a coordenadora, Caroline Lermen Munhoz.
Controladoria, Gestão Empresarial e Financeira
Também com início programado para 30 de abril, está com matrículas abertas a pós-graduação em Controladoria, Gestão Empresarial e Financeira. Voltado a contabilistas e administradores, o curso visa preparar os profissionais para, a partir dos dados financeiros, fazer uma leitura ampla sobre a empresa para que a direção possa atuar maior eficiência.“Com a velocidade da informação e inúmeras obrigações o contador, nos dias atuais, deve estar preparado, não só para atender as demandas legais, mas também para auxiliar seus clientes na gestão empresarial, atuando como contador e consultor, apresentando ao cliente uma visão panorâmica do seu negócio, para que o mesmo possa ter uma tomada de decisão assertiva”, explica o coordenador da pós, professor Ivanir Rufatto.
Inscrições pelo site
Através do site da instituição (unisep.edu.br) é possível obter mais informações sobre as pós-graduações, bem como efetuar inscrições.