Unidade tem previsão de abertura dia 12 de junho, sexta-feira.

Nesta semana estão se intensificando os trabalhos de preparação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) de Francisco Beltrão. Várias equipes atuam em diferentes serviços para colocar toda a estrutura de mais de 3.200 m² em funcionamento no dia 12, uma sexta-feira.
Neste período deve ser concluída a etapa de pavimentação da área externa, que contemplou obras de asfaltamento, colocação de paver e plantio de grama. Por dentro, a unidade já está recebendo equipamentos e mobiliários, além da adequação da parte elétrica e hidráulica.
“Estamos a pelo menos seis meses trabalhando no processo licitatório de compra dos materiais e no planejamento da implantação da UPA”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. Um comitê comandado pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e com a participação das secretarias de Saúde, Urbanismo e Planejamento, além do DIPPM, Debetran e Departamento de Compras, foi montado para conduzir o processo de implantação da unidade.
UPA atenderá em caráter experimental
A partir do dia 12 de junho, a Upa 24 Horas atenderá somente a população de Beltrão e em caráter experimental até 10 de julho, quando será oficialmente inaugurada. Segundo a Secretaria de Saúde, o período é necessário para adaptar a rede de saúde do município ao estabelecimento, que atenderá casos de urgência e emergência de acordo com o Protocolo de Manchester, priorizando o atendimento conforme a gravidade dos casos.
A unidade contará com quatro médicos por plantão, mais 125 funcionários – para se ter uma ideia, o PA 24 Horas possui cerca de 50. O custo total do serviço, contando a construção do prédio, equipamentos, mobiliários e obras complementares, chegará a R$ 7,1 milhões, sendo pelo menos R$ 4 milhões bancados pela Prefeitura de Beltrão.
